LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Veja como ocorreu a evolução da soldagem

Postado em 29 de novembro de 2018


A soldagem é hoje um dos serviços mais importantes para quem trabalha com siderurgia, aço, ferro, alumínio, enfim, tudo que é necessário em uma casa, um carro, um móvel e um eletrodoméstico. Ela ajudou bastante a mudar esse mercado, torná-lo mais sustentável e fazer com que os produtos e serviços se tornassem mais viáveis ao consumidor final.

A seguir você verá uma verdadeira linha do tempo com a evolução da soldagem desde o descobrimento da solda até o uso atual e moderno dessa prática tão importante. Confira!

A evolução da soldagem

1881 – este é o ano da descoberta da chamada solda a arco elétrico. Em 1897, esse tipo de solda foi patenteado e passou a ser usado com eletrodos de carvão.

1900 – no fim do século XIX, a solda passou a ser muito utilizada para a revolução industrial que ocorria na Europa e em outras partes do mundo. Ela conectava oleodutos, ferrovias e demais equipamentos de suma importância para o desenvolvimento.

1911 – neste ano foi criada a primeira máquina de solda portátil, que facilitou muito o trabalho dos soldadores e tornou essa profissão mais funcional.

1939 – com as duas grandes guerras mundiais, o uso da solda se popularizou bastante, sendo essencial para a construção e reparação de aviões e até de canhões de guerra.

1945 – data da criação da primeira solda manual, usada na soldagem de navios. Uma verdadeira revolução na área.

1970 – a solda por feixe de elétrons chega à aviação, além do uso em tanques, dutos e demais dispositivos de armazenagem de óleo, gás e petróleo.

1985 – início das escolas de solda para especialização e formação de soldadores profissionais em todo o planeta.

Anos 2000 – A evolução tecnológica a todo vapor com a solda por pulso magnético e a híbrida à laser que inovaram no conceito da soldagem.

A solda é um marco que passou por todas as revoluções industriais do mundo moderno e se mantém forte e presente na vida de todas as pessoas do planeta. Se tiver gostado deste texto sobre a evolução da soldagem, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]