LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Diferença entre brocas de furadeira

Postado em 22 de março de 2019


Não há dúvidas de que a furadeira facilita diversos trabalhos domésticos e profissionais, contudo, para utilizar o máximo das funcionalidades dessa ferramenta com segurança e eficiência é preciso entender para o que serve cada tipo de broca.

Para te ajudar nessa tarefa elaboramos esse guia, aqui você confere os tipos mais comuns de brocas e para o que elas são indicadas. Acompanhe:

 

Brocas do tipo três pontas.

 

Esse tipo de broca deve ser utilizada apenas para a perfuração de madeiras, pois, elas são fabricadas em carbono e resistem melhor ao calor gerado pelo atrito com esse material. Além disso, a ponta central trabalha como guia do furo e as outras duas adjacentes para corroer a madeira e perfurar com maior precisão. Essa broca pode ser utilizada em qualquer tipo de madeira.

 

Brocas de Widea.

 

Indicada para a perfuração de materiais mais duros como concreto, pedras e alvenaria, por exemplo. Esse tipo de broca é disponibilizada em diversos materiais que se diferem conforme a resistência e afiação, por isso é importante saber o que, especificamente, você deseja furar antes de compra uma Widea.

Além disso, a sua extremidade é composta por um formato em forma de flecha e mais larga do que o seu corpo, fazendo com que o material residual saia do buraco enquanto se está perfurando, evitando assim, entupimento do mesmo.

 

Brocas de Aço.

 

Essas, pela resistência, são indicadas para a perfuração de metais. Elas podem conter uma cobertura extra de titânio, por exemplo, na sua extremidade para melhorar a resistência na perfuração de metais mais duros. Seu formato é helicoidal e pode ter corte à direita e à esquerda.

 

Brocas Serpentina.

 

Indicada também para madeiras esse tipo de broca proporciona uma perfuração mais rápida e com melhor acabamento, e devido à forma em espiral, melhora a dispersão dos resíduos da perfuração.

 

Brocas do tipo Chata.

 

São indicadas para madeiras mais espessas e nos casos em que a perfuração precise ter um diâmetro maior, ela é um dos poucos tipos de broca que possui opções para furos acima de 20 cm de diâmetro.

 

Serra Copo.

 

Esse tipo de broca também é utilizada para perfurar buracos com diâmetros maiores e podem ser confeccionadas em materiais específicos para furos em madeira, pedra, metal e plástico, por exemplo. Seu formato é em forma de um copo com extremidade serrilhada e com uma haste guia central.

Viu como não é tão complicado entender as finalidades dos diversos tipos de brocas? Tem algum outro tipo que gostaria de citar? Deixe suas observações e dúvidas nos comentários, será ótimo contar com a sua interação. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]