Postado em 8 de maio de 2019
Cada vez mais as pessoas vêm se preocupando com a procedência dos alimentos, e em se tratando de verduras e legumes, o uso indiscriminado de adubos e defensivos químicos utilizados pelos produtores pode acarretar diversos males à saúde. Por isso diversas pessoas estão optando por hortas orgânicas em casa.
Se você é uma dessas pessoas saiba que é possível criar seu próprio adubo por meio da compostagem de materiais orgânicos que você utiliza no seu dia a dia. Confira abaixo como fazer a sua:
Se você possui um espaço de terra no seu jardim é possível fazer a sua compostagem seguindo alguns passos simples:
1 — Faça um buraco no chão com profundidade de 25 cm e lados de 60×60 cm. Para dar maior sustentação as paredes do buraco você pode colocar tábuas de madeira nas suas extremidades.
2 — Conforme você for produzindo material orgânico como cascas de frutas, restos de legumes e verduras, por exemplo, vá colocando no buraco previamente feito. Não coloque o material orgânico espalhado, procure concentrá-lo em um canto a princípio para que ele fique mais amontoado.
3 — Cubra o material com serragem ou então folhas secas. Aqui a intenção é que a cobertura contenha carbono e essas duas opções são ricas nesse elemento.
4 — Jogue água para umedecer o composto duas vezes por semana e revire o composto para estimular a sua oxigenação.
5 — Com o tempo esse composto vai se transformar em uma terra bastante escura e com cheiro de terra molhada. Nesse ponto o seu composto está pronto para ser usado na horta e até mesmo em plantas ornamentais.
Além desse tipo mais caseiro e rústico de compostagem, principalmente para quem mora em apartamento, é possível encontrar kits de caixas com três compartimentos que também funcionam para fazer compostagem caseira. Essas caixas são muito higiênicas e simples de manusear. Vale a pena pesquisar sobre.
Tem outras dicas para fazer composto orgânico em casa? Compartilhe nos comentários com nossos leitores e vamos ajudar a tornar o nosso conteúdo ainda mais completo. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso texto.