LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Conheça os principais EPI’s para os profissionais da construção civil

Postado em 23 de maio de 2019


Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) são essenciais para ajudar a garantir a integridade física dos trabalhadores de uma obra por meio da prevenção de acidentes e promoção da saúde e segurança do trabalho, além de serem obrigatórios e regulamentos por lei.

 

Para te ajudar a conhecer melhor os principais EPI’s da construção civil elaboramos esse artigo. Acompanhe:

 

Abafador de ruídos — Esse equipamento é utilizado por aqueles que operam máquinas ou estejam inseridos em um ambiente de trabalho com ruídos excessivos. A obrigatoriedade do uso do equipamento parte de 85 dB por 8 horas de trabalho e chega a até 115 dB por 7 minutos de trabalho, conforme estabelece a NR15.

 

Capacete de segurança — Esse equipamento é obrigatório na construção civil e ajuda a prevenir danos causados por impactos de materiais da construção na cabeça, protegendo também o rosto e os ombros do trabalhador.

 

Calçado de segurança — Os calçados de segurança são essenciais para evitar escorregões e proteger contra a queda de materiais e produtos químicos nos pés.

 

Cinto de segurança — O cinto sempre deve ser utilizado por aqueles que executam trabalhos em alturas, pois, eles ajudam, em caso de queda acidental, que o trabalhador não sofra danos.

 

Óculos de proteção — O uso dos óculos é indicado quando é identificado algum risco para os olhos que não pode ser evitado. Os óculos protegem contra impactos de partículas volantes, e dependendo da cor das lentes, protegem contra diversos tipos de iluminações que podem ser danosas as vistas.

 

Máscara filtradora — Essas máscaras com filtros ajudam a evitar que o trabalhador inale substâncias nocivas ao corpo como, por exemplo, vapores orgânicos, fumaças, gases e poeira de materiais diversos.

 

Luvas de raspa — As luvas desse tipo são fundamentais para proteção das mãos contra agentes abrasivos, corrosivos e/ou escoriantes e devem sempre ser usadas por trabalhadores da construção civil.

 

Uniforme profissional — Além de ajudar a identificar um trabalhador da construção assim como sua área de trabalho o uniforme é desenvolvido para proteger o corpo do indivíduo considerando os riscos envolvidos a sua função. Um exemplo são os uniformes dos bombeiros que possuem resistência ao calor e fogo.

 

Percebeu como é importante o uso dos EPI’s pelos trabalhadores da construção civil? Conhece outro equipamento que ache importante citar ou tem dúvidas sobre o assunto? Deixe nos comentários e ajude outros leitores deixando o nosso texto ainda mais completo. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]