LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

4 dicas para um canteiro de obras mais organizado

Postado em 22 de março de 2018


Se tem uma coisa que pode influenciar – e muito – o andamento de uma construção é a organização no canteiro de obras. Manter as coisas em ordem através de um bom planejamento e de uma rotina pré-estabelecida é uma forma de otimizar os processos, a limpeza e a segurança, além de influenciar na produtividade dos pedreiros e, consequentemente, na conclusão do projeto.

Em outras palavras, a obra é entregue no prazo e os acidentes e ocasionais problemas são facilmente evitados. E todos os envolvidos no processo, de engenheiros a pedreiros, precisam se comprometer com a organização do espaço de trabalho, garantindo, por exemplo, que os equipamentos e materiais sejam devidamente armazenados. E está é justamente a primeira dica para manter o canteiro de obras em ordem: a criação de uma ferramentaria, um espaço para o armazenamento de ferramentas.

A segunda dica diz respeito à limpeza, e todos os envolvidos na obra devem ser orientados sobre esta etapa. Por mais que pareça algo simples e até óbvio, restos de materiais, latas utilizadas, sacos de cimento e outras embalagens devem ser devidamente segregadas e jogadas no lixo, sendo recicladas quando possível. Além de não transmitir uma boa impressão sobre a obra, um canteiro sujo e desorganizado ainda aumenta os riscos de acidentes de trabalho.

O terceiro ponto que precisa ser observado é a distribuição do local da construção, sendo necessário separar áreas específicas para cada coisa, como, por exemplo, para o “estacionamento” de máquinas e equipamentos durante o período de trabalho, para que estes não prejudiquem o fluxo de atividades ou causem acidentes. O espaço destinado ao descanso dos funcionários também é importante, e deve ser pensado de modo a atender determinadas condições (como as sanitárias e de segurança).

Por fim, a última dica para manter o canteiro de obras organizado é diminuir a quantidade de máquinas e ferramentas através do aluguel destes itens em específico. Ou seja, apenas mantenha no espaço da construção o que está sendo utilizado na etapa em questão do projeto, bem como os materiais, que, caso sejam comprados com antecedência, também precisam de espaço para um armazenamento eficiente, sem desperdícios ou custos adicionais.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]