LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

5 coisas sobre a gestão de obras que você provavelmente não sabe

Postado em 4 de maio de 2017


Na hora de construir, é importante pensar a obra sob todos os ângulos e aspectos, além de definir quais os passos necessários para reduzir os imprevistos e colocar a construção de pé. E esta pode não ser uma tarefa fácil! Quem trabalha com construção civil ou mesmo fez reformas em casa vai concordar comigo quando digo que uma obra pode causar uma dor de cabeça daquelas.

Em alguns casos, isso acontece porque a maioria das pessoas desconhece pontos cruciais da chamada “gestão de obras”, práticas essenciais para que o projeto tenha seus objetivos de prazo, custo e qualidade atendidos, o que evita principalmente os atrasos na entrega do projeto, e claro, o aumento de custos. E se você está pensando em construir, separamos 5 pontos importantes sobre a gestão de obras e sua importância na execução de um projeto que você provavelmente não sabe. Confira:

Resolvendo imprevistos e antecipando problemas

A gestão, também chamada de gerenciamento de obras, cuida de toda a organização do cronograma de uma obra, e, deste modo, torna-se uma ferramenta determinante na hora de se antecipar aos problemas e resolver imprevistos. Uma vez que todos os passos da construção são determinados, é possível se preparar contra possíveis intercorrências, e, caso elas venham a acontecer, resolvê-las de forma rápida e eficaz. Com a gestão de obras, a maior parte destes possíveis problemas pode ser resolvida antes mesmo do início da construção, o que aumenta a produtividade e garante o cumprimento do cronograma estabelecido.

Reduzindo os custos

De materiais comprados de última hora até problemas envolvendo bitributação, atrasos, riscos na contratação de serviços, uma instalação errada…. Várias são as questões que podem deixar uma construção mais cara, mas uma boa gestão é uma aliada importante na hora de economizar.

Controlando o estoque de materiais

Sabe o nome de um vilão das construções? O desperdício de materiais. Pouca gente sabe, mas a gestão de obras também auxilia no controle sobre o estoque de materiais utilizados na construção, o que logo se traduz em economia, uma vez que evita o famigerado desperdício e ajuda a manter a obra dentro da projeção de custos do orçamento. Através do gerenciamento, fica claro quando é necessário ou não comprar um novo item, além de controlar melhor a mão de obra contratada e a quantidade de material utilizado.

Você sabe o que é estratégia produtiva?

Quem cuida da gestão de obras também contribui para que a execução do projeto atenda a todos os requisitos, de acordo com o cronograma, o que está diretamente ligado à estratégia produtiva. Em outras palavras, o gerenciamento passa por cada etapa, arquitetônica, de estruturas, de instalações elétricas e assim por diante, cuidando para que sejam cumpridas em uma sequência lógica.

Ajuda na execução dos projetos

De modo mais geral, já deu para notar que a gestão de obras visa planejar, organizar e controlar cada etapa do processo de construção né? Como o gerenciamento auxilia desde a contratação de mão de obra especializada até o cumprimento das etapas dentro do cronograma pré-estabelecido, isso resulta em uma execução fiel dos projetos.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]