LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

A chave certa para cada ocasião

Postado em 23 de junho de 2017


A chave é uma ferramenta de uso mecânico, feita geralmente de metal com cabo de plástico, acrílico ou madeira. Sua principal função é girar, apertar, afrouxar ou ajustar parafusos e porcas, e todo mundo tem pelo menos uma dessas em casa!

Existem diferentes tipos de chave, sendo: Fenda, Phillips, Pozidriv, Torx, Allen, Robertson, Tri Wing, Torq-Set e Spanner. E, na postagem de hoje, vamos explicar qual afinal é a chave certa para cada ocasião! Confira:

A chave de fenda, também chamada chave de parafusos, é uma ferramenta de metal com cabo de material variado, e pode ser isolada, de ponta chata ou estreita. Sua principal função é ser introduzida na fenda de um parafuso de mesmo tipo (fenda) para girá-lo, apertá-lo ou afrouxá-lo.

Um dos formatos mais famosos, a chave do tipo Phillips se caracteriza por ter a ponta fina, em formato de cone. Ela é usada para apertar ou afrouxar parafusos de mesmo tipo, ou seja, os que têm o formato de um “x” cavado.

Muito semelhante ao modelo Phillips, a Pozidriv (positive drive), traz apenas uma pequena alteração em relação ao formato. Contudo, a alteração do formato trouxe maior torque e menor escape da chave, otimizando o trabalho de apertar ou afrouxar parafusos.

Torx é um tipo de cabeça de parafuso, caracterizado por uma chave de 6 pontas que acaba por formar uma estrela, e também é conhecida como chave interna hexalobular. O design permite uma resistência à pressão de encaixe maior do que a da chave Phillips, e, por este motivo, são mais eficientes em processos automatizados, como montagem e reparo de automóveis, sistemas de computador, equipamentos eletrônicos e brinquedos.

Comumente conhecida como chave sextavada, a Allen serve para fixar parafusos, portas e outros tipos de fixadores, e, assim como a torx, possui um formato propício a processos automatizados. Costuma ter a forma de “L”, com uma ponta hexagonal em cada extremidade.

A chave Robertson é um modelo de pega forte, com bom torque e sem escapes. Recebeu este nome por conta de seu inventor, o canadense P. L. Robertson, em 1908, e patenteada em 1909.

Esta chave, também conhecida como chave Y, tem como função girar, apertar e afrouxar os parafusos do tipo tri wing, usados principalmente em aparelhos da Nintendo (videogames).

Semelhante em aparência a uma chave Phillips, a Torq-Set é uma unidade de parafuso cruciforme (parecida com uma cruz), usada em aplicações sensíveis ao torque.

Este tipo de chave é usada em parafusos que possuem dois furos redondos opostos um ao outro, projetados para impedir a manipulação ilícita.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]