Você sabia que um doador de sangue pode salvar a vida de até 3 pessoas? Isso mesmo. Contudo, não são todos que possuem esse hábito tão importante e fácil de ser praticado.
Atualmente não existe nada que substitua o sangue humano, e dessa forma, em casos de acidentes, alguns tipos de doenças, procedimentos cirúrgicos e outras situações a doação voluntária de sangue desempenha papel importante para suprir essa necessidade.
Geralmente as pessoas não param pra pensar nessa questão e apenas se dão conta do quanto doar sangue é importante quando estão precisando de doadores ou quando uma pessoa próxima esteja com essa necessidade. O que é um erro, afinal doar é um ato de amor pelo próximo e não exige muito esforço daquele que doa.
Atualmente apenas 1,7% da população brasileira é doadora de sangue segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), porém o ideal é que esse número esteja na casa dos 3% a 5% da população. Por isso é tão importante para aqueles que não doam ainda começar a pensar nessa possibilidade. Não custa nada.
Para doas você precisa atender a alguns pré-requisitos como, por exemplo:
— Ter peso superior a 50 kg;
— Ter entre 16 e 69 anos de idade;
— Não estar grávida;
— Não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses;
— Não ter consumido bebidas alcoólicas ou tabaco no dia anterior a doação. – Estar em boas condições de saúde.
Esses são apenas alguns pré-requisitos. Para conferir todos procure o hemocentro mais próximo da sua cidade para se cadastrar e verificar se você pode ser eleito como um doador de sangue. Doe e ajude a salvar vidas.
Já precisou de sangue por algum motivo? Conte-nos suas experiências nos comentários e vamos estimular nossos leitores a doar sangue. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.