LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

A Importância do autoexame de mama para prevenção do câncer

Postado em 14 de outubro de 2019


A mamografia é o exame indicado para detecção do câncer de mama antes mesmo de formar qualquer tipo de caroço, porém, por diversos motivos, nem sempre é possível fazê-lo frequentemente, apesar de ser recomendada ao menos 1 vez por ano.

 

Em contrapartida, qualquer mulher pode realizar o toque das mamas para detecção, até mesmo de um caroço inicial, desse tipo de câncer. Tanto que, segundo dados do Ministério da Saúde, a maior parte dos canceres de mama são detectados por meio do autoexame das mamas, realizados pela própria mulher.

 

Estima-se que no Brasil a cada 100.000 mulheres 53 vão ser diagnosticadas com câncer de mama em alguma etapa da vida. E esse é um dado preocupante, uma vez que o câncer de mama representa aproximadamente 25% dos casos de canceres femininos no mundo. Sendo a causa mais frequente de mortes devido ao câncer em mulheres.

 

Por isso, o autoexame é tão importante.

 

É preciso que as mulheres toquem seus seios frequentemente para entender suas texturas e formatos, dessa forma, quando houver qualquer tipo de anomalia, como um caroço, por exemplo, ela saberá que há algo de errado. E nesses casos, procurar orientação médica especializada é altamente indicado para um diagnóstico preciso.

 

Recomenda-se que as mulheres comecem a realizar o autoexame das suas mamas a partir dos 20 anos de idade, pelo menos uma vez ao mês. O ideal é que o exame seja realizado aproximadamente 10 dias após a menstruarão começar. Após esse período as mamas estarão menos inchadas e irregulares, caso contrário esses fatores poderiam interferir na detecção de possíveis caroços.

 

Costuma realizar o exame de toque das suas mamas com frequência? Conte para a gente nos comentários suas experiências relacionadas ao assunto e nos ajude a ajudar outras leitoras. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]