LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

A importância de utilizar equipamentos de segurança

Postado em 10 de março de 2021


Usar equipamentos de segurança é fundamental para garantir a proteção e a saúde dos trabalhadores contra possíveis acidentes durante o exercício da profissão.

Os equipamentos de segurança são obrigatórios, mas ainda há muitos profissionais que acabam não utilizando e colocam em risco a própria vida.

Usá-los pode evitar consequências graves em situações que podem vir a ocorrer no posto de trabalho.

Apesar de as pessoas associarem os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) à construção civil, com uso de luvas, óculos de proteção e capacetes, há diversas outras profissões que exigem o uso de equipamentos desse tipo.

O responsável por regulamentar e orientar os funcionários a respeito da importância dos EPIs é o técnico de segurança no trabalho.

Ele deve fazer a compra e o controle de uso pelos profissionais, para garantir que todos eles estarão protegidos em caso de possíveis acidentes de trabalho.

É importante salientar que a responsabilidade do fornecimento dos equipamentos de segurança para os funcionários é da empresa.

Os equipamentos devem ser disponibilizados para os profissionais em perfeito estado de conservação, funcionamento e totalmente adequados ao risco que cada tipo de atividade possui.

O uso dos EPIs torna o ambiente de trabalho muito mais seguro e saudável para todos, ajuda a evitar situações que possam pôr em risco a saúde e a vida dos trabalhadores.

A empresa que não disponibiliza os equipamentos de segurança aos funcionários pode sofrer consequências, principalmente no caso de acidentes no ambiente de trabalho.

Ela deve fazer a notificação quando for observado algum tipo de irregularidade no local de trabalho por mau uso dos EPIs pelos funcionários.

No caso de profissionais liberais que prestam serviços de risco, a atenção deve ser redobrada ao utilizar os equipamentos de segurança. Em caso de dúvidas sobre quais EPIs você precisa usar, entre em contato com algum técnico de segurança do trabalho ou acesse o site do Ministério do Trabalho.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

comercial.cimento@santanaferroeaco.com.br

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

vendas.jf@santanaferroeaco.com.br

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

comercial.udia@santanaferroeaco.com.br