LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

A lâmpada certa para cada ambiente

Postado em 4 de maio de 2017


Se você está pensando em construir ou se a obra já está em andamento, sempre surgem dúvidas em relação a quais materiais utilizar, e com a iluminação dos ambientes não é diferente. Afinal, qual é o critério para escolher lâmpadas? Seria o menor preço, a eficiência energética, a durabilidade ou a potência? Por mais que estas questões sejam importantes, antes de adquirir uma lâmpada é importante pensar, primeiramente, em qual ambiente ela será instalada.

Por exemplo, salas e quartos pedem uma iluminação mais aconchegante, com lâmpadas que emitem uma luz suave, enquanto áreas de trabalho, cozinha e banheiros precisam de uma iluminação mais intensa, com luz clara proveniente de lâmpadas brancas. O formato da luminária e a posição de instalação – embutida, aparente, se requer um formato, tamanho ou tipo específico – também devem ser levados em consideração.

Tipos de lâmpadas

Incandescente: As lâmpadas deste tipo utilizam um filamento pelo qual circula a corrente elétrica responsável por emitir luz. Deste modo, uma grande parcela do consumo de energia é dissipada em calor, o que a torna pouco eficiente e com uma vida útil baixa, cerca de apenas mil horas (aproximadamente um ano de uso residencial). No ano passado, a venda destas lâmpadas foi proibida no Brasil.

Halógena: Como utilizam o gás halógeno em sua composição, o que dá nome a este tipo de lâmpada, elas possuem um tipo de luz mais brilhante que as incandescentes, e sua vida útil é de duas a quatro mil horas.

Fluorescente compacta e tubular: Estas lâmpadas não utilizam filamento, e as perdas são baixas, ou seja, maior durabilidade. Funcionam com uma descarga elétrica, convertida em luz pelo revestimento da lâmpada com pó fluorescente. Proporcionam até 80% de economia de energia em relação aos dois tipos anteriores e apresentam vida útil entre três e oito mil horas.

LED: As lâmpadas que utilizam a tecnologia LED (diodo emissor de luz), possuem semicondutores que emitem luz com a circulação de corrente elétrica. Em comparação com os sistemas de iluminação tradicionais, elas possuem maior vida útil e proporcionam até 80% de economia de energia. Outro ponto importante é que elas não geram raios infravermelho e ultravioleta, além de serem fontes de luz 100% recicláveis e não possuírem materiais nocivos ao meio ambiente em sua composição. A vida útil de uma lâmpada de LED chega a até quarenta mil horas.

Lâmpadas para cada ambiente

Quartos: incandescentes ou LED com luz branca quente.

Sala: incandescentes ou LED com luz branca quente.

Cozinha: fluorescente compactas ou tubulares e LED tubular.

Banheiro: incandescente ou fluorescentes.

Escritório: fluorescentes tubulares ou LED tubular.

Área externa: halógenas e LED.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]