LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

A qualidade na gestão de equipes e o aumento da produtividade

Postado em 26 de setembro de 2019


Não importa o tamanho da equipe, seja de 5 ou 5000 pessoas, gerir nunca é uma tarefa fácil. Afinal, o gestor está lidando com diversos profissionais com personalidades, capacidades e funções diferentes. Nesse sentido, é preciso buscar um equilíbrio para que todos fiquem satisfeitos, pois, ter uma equipe mais produtiva envolve, principalmente, a satisfação do funcionário com o seu trabalho.

 

E dentro desse contexto, manter sua equipe engajada com o negócio, ajuda a melhorar os níveis de eficiência e produtividade da empresa. Porém, para isso, o gestor precisa estar atento a alguns aspectos importantes, e é sobre eles que falaremos abaixo.

 

5 dicas de gestão para ter equipes mais produtivas

 

1 — Estabeleça uma comunicação clara

 

Comunicação é um dos pontos-chaves que contribuem para o aumento da produtividade da equipe. Quando ela não é eficiente, inevitavelmente, a produtividade cai. Uma comunicação eficiente ajuda os colaboradores a entenderem suas funções e responsabilidades com o trabalho, em geral.

 

2 — Conheça as potencialidades e deficiências de cada um da sua equipe

 

Todos nós possuímos talentos e dons especiais que podem ser colocados a serviço da empresa, mesmo que esse talento não esteja diretamente relacionado à sua função. Nesse sentido, é papel do gestor saber identificar esses talentos especiais na hora de delegar tarefas à sua equipe. Além disso, como há potencialidades, também há deficiências, e é preciso estar atento à elas também.

 

3 — Dê incentivo

 

Funcionários trabalham mais felizes quando eles possuem uma razão para isso. Eles querem que seus esforços sejam reconhecidos, e não apenas com elogios, mas com benefícios reais. Nesse contexto, a empresa pode oferecer viagens, bonificações em dinheiro, dias de folga, prêmios, etc. para aqueles que cumprem as metas definidas.

 

4 — Delegue funções e não fique vigiando o trabalho

 

Todo funcionário trabalha melhor quando eles desempenham suas funções sem pressão e podem fazer as coisas do seu jeito, afinal, o que importa é o resultado e não o processo que o colaborador utilizou para chegar nele. Por isso, mantenha uma distância e deixe sua equipe trabalhar mais livre, sem se sentir vigiada o tempo todo. Porém, ao mesmo tempo, o gestor deve ser uma pessoa de fácil acesso, para que caso haja alguma dúvida ou questão, o colaborar se sinta confortável para poder esclarecer.

 

5 — Dê à sua equipe feedbacks

 

Por último, e um dos aspectos mais importantes, é sempre dar aos membros da equipe feedbacks dos seus trabalhos. Uma pessoa não consegue melhorar se ela não souber no quê está sendo ineficiente. Por isso, para que haja aumento da produtividade da equipe, o gestor precisa passar relatórios de performance e observações acerca do trabalho da equipe.

 

Conseguiu entender a importância do papel de uma boa gestão no aumento da produtividade e como isso pode ser alcançado? Conte pra gente nos comentários suas dúvidas ou experiências relacionadas ao assunto. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]