Postado em 24 de junho de 2019
Estima-se que no Brasil cerca de 1,6% da população seja doadora de sangue, ou seja, 16 a cada mil habitantes. E apesar desse número ser maior do que o mínimo definido pela Organização Mundial de Saúde – OMS, que é de 1% da população, o Ministério da Saúde trabalha constantemente por meio de campanhas para aumentar o número de doadores.
Isso devido ao fato de que, conforme as características do Brasil, o ideal seria que pelo menos 3% da população fosse doadora, sendo 5% o número ideal. Ou seja, os bancos de sangue no Brasil não trabalham com folga de estoque, e dependendo do volume de sangue utilizado, acabam ficando com os estoques zerados.
Estudos demonstram que a maior parte dos doadores brasileiros possui de 18 a 29 anos de idade, representando 42% deles. Anualmente, em média, 3,3 milhões de pessoas doam sangue no nosso país, sendo 32% das doações motivadas por familiares ou amigos de pacientes hospitalizados que estejam precisando de sangue.
Para doar a pessoa precisa procurar o hemocentro mais próximo da sua casa e passar por uma entrevista que irá atestar se ela está apta para ser doadora. Os pré-requisitos são vários e dentre eles podemos citar a necessidade de possuir de 16 a 69 anos de idade, pesar no mínimo 50kg, não ter ingerido bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas antes da doação e estar em boas condições de saúde.
Já doou ou pretende ser doador de sangue? Conte-nos suas experiências e/ou dúvidas nos comentários. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.