Postado em 23 de fevereiro de 2018
A segurança é um dos pontos mais importantes a serem levados em conta na hora de projetar uma casa, e quando a solução encontrada ainda dá aquele toque à mais na decoração é melhor ainda! É o caso das grades para janelas, que têm como papel principal o de impedir a entrada de estranhos no imóvel, além de oferecerem proteção contra a saída de animais e crianças. Confira:
Além de servirem como itens decorativos e de segurança, as grades ainda possuem outras funções agregadas, como servir de brise, por exemplo, barrando a entrada do sol. O mercado oferece diferentes opções, desde versões pré-fabricadas às feitas sob medida, comumente em ferro, alumínio ou metalon.
O ferro é considerado a opção mais barata e com boa resistência, contudo não é tão durável quanto os demais, uma vez que é mais propenso à oxidação. O alumínio é um material mais leve e durável e não corre riscos de oxidar, entretanto não é tão resistente, o que compromete sua função. O metalon, por sua vez, é um material inoxidável composto por tubos de aço constituídos de ferro chumbado galvanizado, o que proporciona maior segurança e durabilidade.
No que diz respeito à decoração, as grades de ferro e o metalon podem ser moldados e pintados em qualquer formato e cor, dispondo de uma variedade de combinações e padronagens. A prática de pintar as grades é, inclusive, recomendada para a melhor conservação dos materiais. Já no caso do alumínio, embora seja possível alterar sua cor, se faz necessário o uso da técnica de pintura eletrostática, que ainda possui poucas opções de cores disponíveis no mercado.