LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Chuveiro pingando? Dicas para resolver o problema

Postado em 6 de julho de 2018


Além de trazer inúmeros inconvenientes para a rotina da casa, um chuveiro pingando ainda pode aumentar o consumo de água – quase cinquenta litros à mais por dia -, o que provoca um acréscimo significativo na conta no fim do mês. Felizmente, na maioria das vezes, o problema é fácil de ser solucionado, e, pensando nisso, no post de hoje separamos algumas dicas para acabar com o pinga-pinga! Confira:

Fora o aumento no consumo de água, muitas pessoas tentam resolver o defeito fechando o registro com mais força, o que pode agravar a situação ou mesmo gerar um desgaste do equipamento. Quando falamos em um chuveiro pingando, antes de mais nada é necessário entender por que o vazamento está acontecendo, para depois pensar em maneiras de solucionar o problema.

Em muitos casos, há pressão devido ao acúmulo de água, e, se este for o caso, basta abrir a peça, drenar a água e, sempre que for utilizá-la, fechar o chuveirinho antes de fechar o registro. Outras causas comuns são a montagem errada do chuveiro durante uma possível manutenção, o desgaste ou a má colocação do anel de vedação.

Materiais

Para resolver o problema, você vai precisar de uma chave de fenda, uma chave de boca, um pano seco e um mecanismo de vedação para chuveiros, contudo, uma vez que a falha for identificada, você pode precisar substituir alguma outra peça do registro.

Como fazer?

Se o chuveiro for elétrico, o primeiro passo é desligar a energia para que acidentes e choques sejam evitados. É importante também desligar o registro geral do banheiro. Depois, utilize a chave de fenda para retirar o parafuso do registro e remover a peça de acabamento, e, com o pano, seque toda a água de dentro da instalação. Retire também a haste e a porca, e desenrosque a parte do acabamento que fica junto à parede.

Caso o anel de borracha na haste esteja desgastado, esta pode ser a causa do problema, e, caso seja, é preciso substituí-lo por um novo. Observe também se a rosca do registro está danificada, o que acontece comumente com o tempo. Neste caso, será necessário fazer o repasse, trocando toda a peça.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]