LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Cimento e tijolos x Isopor: o que escolher quando for “bater” laje?

Postado em 12 de fevereiro de 2020


Para aqueles que estão experimentando construir pela primeira vez, podem surgir bastante dúvidas na hora de começar a executar a construção da laje, essa parte da obra tão significativa, pois representa a conclusão da primeira etapa de estruturação do imóvel.

 

 

Dentre os materiais mais utilizados, dois se destacam, a cerâmica e o isopor. Aqui a parte estética deve ficar de lado e as considerações devem ser feitas baseando-se na qualidade dos materiais, resistência, custo, funcionalidade e durabilidade.

 

 

Para te ajudar nessa missão de escolher a laje ideal para sua casa, confira abaixo as principais vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de matérias citados:

 

 

Laje de isopor

 

 

Também conhecida como laje de EPS (Poliestireno Expandido) a laje de isopor tem como primeira vantagem o fato de ser um material totalmente reciclável e mais ecológico. Além, o isopor ajuda a tornar a laje mais leve e também funciona como isolante térmico e acústico.

 

 

Também, devido sua leveza, o material é mais fácil de ser transportado e manuseado durante a construção. E por fim, as lajes de EPS facilitam as instalações elétricas e hidráulicas e ajudam a economizar em materiais como concreto e aço, além de possuir maior resistência quebra.

 

 

Como principal desvantagem temos os custos desse material e da mão de obra para sua instalação, que geralmente precisar ser mais especializada.

 

 

Laje de concreto e tijolos

 

 

A primeira vantagem bate de frente justamente com a principal desvantagem do isopor, os custos. Geralmente lajes de tijolos ficam mais conta que as de isopor. Além, lajes de tijolos podem ser rebocadas, ajudam a manter a temperatura interna regulada e são menos propensas a trincas e fissuras, pois esse material possui maior aderência.

 

 

Como principal desvantagem podemos citar o peso da estrutura, que ficará bastante superior ao do isopor. Dessa maneira as fundações da obra precisarão ser mais resistentes também para suportar o peso.

 

 

Possui duvidas relacionadas ao assunto? Conte pra gente nos comentários e será um prazer poder te ajudar. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

televendas.gvr@santanaferroeaco.com.br

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

comercial.cimento@santanaferroeaco.com.br

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

vendas.jf@santanaferroeaco.com.br

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

comercial.udia@santanaferroeaco.com.br