Postado em 12 de fevereiro de 2020
Para aqueles que estão experimentando construir pela primeira vez, podem surgir bastante dúvidas na hora de começar a executar a construção da laje, essa parte da obra tão significativa, pois representa a conclusão da primeira etapa de estruturação do imóvel.
Dentre os materiais mais utilizados, dois se destacam, a cerâmica e o isopor. Aqui a parte estética deve ficar de lado e as considerações devem ser feitas baseando-se na qualidade dos materiais, resistência, custo, funcionalidade e durabilidade.
Para te ajudar nessa missão de escolher a laje ideal para sua casa, confira abaixo as principais vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de matérias citados:
Também conhecida como laje de EPS (Poliestireno Expandido) a laje de isopor tem como primeira vantagem o fato de ser um material totalmente reciclável e mais ecológico. Além, o isopor ajuda a tornar a laje mais leve e também funciona como isolante térmico e acústico.
Também, devido sua leveza, o material é mais fácil de ser transportado e manuseado durante a construção. E por fim, as lajes de EPS facilitam as instalações elétricas e hidráulicas e ajudam a economizar em materiais como concreto e aço, além de possuir maior resistência quebra.
Como principal desvantagem temos os custos desse material e da mão de obra para sua instalação, que geralmente precisar ser mais especializada.
A primeira vantagem bate de frente justamente com a principal desvantagem do isopor, os custos. Geralmente lajes de tijolos ficam mais conta que as de isopor. Além, lajes de tijolos podem ser rebocadas, ajudam a manter a temperatura interna regulada e são menos propensas a trincas e fissuras, pois esse material possui maior aderência.
Como principal desvantagem podemos citar o peso da estrutura, que ficará bastante superior ao do isopor. Dessa maneira as fundações da obra precisarão ser mais resistentes também para suportar o peso.
Possui duvidas relacionadas ao assunto? Conte pra gente nos comentários e será um prazer poder te ajudar. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.