Postado em 9 de agosto de 2021
sO aço possui um papel muito importante dentro da construção civil, papel esse que foi ocupado, anteriormente, pela madeira.
A substituição da madeira pelo aço causou uma revolução nesse setor, modificando bastante os padrões arquitetônicos.
Isso começo no ano de 1779, na Inglaterra, quando uma ponte foi construída sobre o rio Severn com o uso do aço.
Essa foi a primeira vez que o aço foi usado em uma grande obra e ajudou a mostrar como as estruturas feitas com esse material eram resistentes.
Os projetos usando o material passaram a crescer e, além disso, o aço trouxe uma maior resistência para as estruturas metálicas.
São muitas as vantagens que o aço possui em relação à madeira, como a qualidade do material, a rapidez para produzi-lo e a maior perfeição nas suas medidas durante a produção.
Assim, o desperdício de material é muito menor, o que reduz os custos, fazendo com que haja mais vantagem do aço sobre a madeira.
O aço também ajuda a deixar a montagem bem mais organizada, evita a ocupação de espaço de maneira desnecessária no canteiro de obras e ainda proporciona uma montagem mais personalizada.
A preservação do meio ambiente é outro fator importante na substituição da madeira pelo aço dentro da construção civil.
O aço é 100% reciclável, fazendo com que todas as estruturas possam ser desmontadas e depois reaproveitadas. Além disso, reduz até mesmo a emissão da poluição sonora emitida pelas serras na hora de cortar a madeira.
Fica muito claro, portanto, como o uso do aço é muito mais benéfico dentro da construção civil em comparação com a utilização da madeira, o que ajuda a entender a substituição desse material.