LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Como dimensionar corretamente um gerador?

Postado em 16 de maio de 2018


Utilizados para suprir as necessidades energéticas em caso de falha no sistema de distribuição, os geradores de energia são equipamentos importantes nos processos da construção civil, tanto durante a obra quanto após a conclusão de determinados locais, como no caso dos hospitais. E, para garantir que este dispositivo funcione com rapidez e segurança, é preciso dimensioná-lo.

Antes de mais nada, é preciso levar em consideração o consumo de energia, em Watts, de todos os equipamentos que você pretende ligar, além do ambiente onde será instalado, incluindo critérios como poluição, altitude e temperatura do local. Outro ponto importante a se observar é se o gerador será fonte exclusiva de energia elétrica ou uma reserva de rede local.

O dimensionamento do gerador de energia estuda a carga elétrica a ser utilizada, calcula a potência consumida e, por fim, estabelece o regime de uso do equipamento. No cálculo para a definição da potência do gerador são consideradas as perdas e a potência mecânica do motor, que é convertida em KW.

Ao se dimensionar, calcula-se o fator de potência (FP) do equipamento, considerando-se a diferença entre potência aparente (Volt-Ampere) e potência ativa (Watt). Ou seja, a diferença entre a energia necessária para tensão e fluxo de uma corrente elétrica e o que de fato será consumido de eletricidade durante o uso do equipamento.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]