LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Como é a instalação de piso de porcelanato?

Postado em 15 de janeiro de 2018


O porcelanato é uma ótima opção de revestimento, contudo, para assentá-lo e garantir um bom acabamento, alguns cuidados importantes devem ser tomados durante o processo. Num primeiro momento, é fundamental verificar a qualidade dos materiais adquiridos, e seguir sempre as orientações do engenheiro e arquiteto responsáveis pela obra. Confira como é feita a instalação no post de hoje!

A primeira etapa do assentamento é verificar se o contrapiso está bem nivelado e seco, para que o resultado seja satisfatório. Um fato importante é que a preparação do contrapiso deve estar de acordo com a norma ABNT NBR 13753:1996, e é necessário ainda seguir as recomendações do fabricante quanto a espessura da junta de assentamento e da argamassa adequada para cada tipo de produto.

De acordo com especialistas, os erros mais comuns em relação a este processo dizem respeito à compra de produtos inadequados, como, por exemplo, um piso liso para ambientes externos, o que aumenta o risco de quedas ou mesmo possui baixa resistência ao tráfego onde haverá circulação de veículos. Outro erro comum é a escolha da argamassa colante e a aplicação inadequada da técnica de assentamento do piso pelo profissional.

Instalação

Após verificar se a superfície está limpa, áspera e totalmente isenta de graxas ou ceras que podem vir a prejudicar o nivelamento, utilize argamassa do tipo AC II (áreas internas) e AC III (áreas externas), e dupla colagem (aplicando o produto na base e no verso da peça).

Aplique a argamassa no pavimento com o lado liso da desempenadeira e, em seguida, passe o lado dentado, sendo recomendada a desempenadeira dentada de 8 mm para este tipo de serviço. Remova o excesso da base com a ponta da colher de pedreiro e posicione os separadores de nivelação, para então aplicar o piso com o uso de ventosas de fixação.

A dica é aplicar a peça ligeiramente fora da posição, de modo que cruze os cordões do verso da placa e da base, e, assim que atingir a posição final, solte as ventosas e pressione o piso no local. Depois, utilize o martelo de borracha branca para aplicar pressão em toda a extensão da peça, amassando os cordões da argamassa e evitando assim o acúmulo de ar.

Por fim, encaixe as cunhas nos niveladores e pressione com o alicate, evitando desníveis entre uma peça e outra, e repita o processo até finalizar todo o ambiente. Com o revestimento pronto, proteja-o com uma lona ou papelão e aguarde cerca de 72 horas para dar início ao rejuntamento, que garante maior durabilidade, vedação e eficiência do piso.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]