Postado em 20 de fevereiro de 2018
Também chamada de cal virgem, a cal é a substância resultante de uma fórmula química cujo principal constituinte é o óxido de cálcio, sozinho ou em presença natural com o óxido de magnésio. Um material indispensável para a preparação de argamassas, é obtida através da decomposição térmica da pedra calcária, aquecida a aproximadamente 1000° Celsius. Mas, como escolher a Cal certa para o seu projeto? Confira no post de hoje!
Antes de mais nada, é necessário saber que um produto de má qualidade compromete a eficácia e segurança da argamassa, provocando problemas como esfarelamentos, trincas, fissuras, manchas ou mesmo deslocamento de rebocos. E, para evitar que isso aconteça, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), determina um grau de pureza mínimo de 88% para que a Cal seja considerada de primeira qualidade, e é necessário estar atento (a) na hora da compra.
A Cal de segunda qualidade geralmente apresenta um grau de pureza inferior a 50%, sendo resultado da mistura de uma quantidade mínima de cal virgem com materiais argilosos, como caulim, terra preta, saibro ou barro. E, como consequência desta mistura, o produto comumente perde sua função aglomerante a longo prazo, o que faz com que os grãos se descolem e a argamassa esfarele. Além disso, estes materiais contribuem para a proliferação de fungos e para a formação de manchas.
Uma dica importante na hora de escolher a Cal é verificar se o nome “cal hidratada” está impresso de modo visível na embalagem do produto, geralmente acompanhado do tipo de cal (CH- I, CH – II e CH – III), bem como o selo de qualidade da Associação Brasileira dos Produtos de Cal (ABCP), com a impressão “NBR 7175”.