Postado em 10 de janeiro de 2018
O nome pode até ser complicado de pronunciar, mas esta ferramenta descomplica e muito serviços profissionais e até mesmo residenciais. Também conhecida como esmeriladora, retificadora e rebarbadora, a esmerilhadeira é utilizada para polir, lixar, rebarbar e cortar diferentes tipos de matéria-prima, desde madeiras à metais.
Mas, independentemente se o uso será profissional ou apenas caseiro, é preciso muita atenção e responsabilidade na hora de comprar esta ferramenta, afinal, é uma máquina complexa e que exige o mínimo de preparo. O uso inadequado pode levar ao estrago da peça esmerilhada ou mesmo a acidentes gravíssimos! Pensando nisso, separamos algumas dicas de compra e uso para você escolher a sua esmerilhadeira da maneira correta. Confira:
Uma esmerilhadeira é composta de coifa de proteção, empunhadura, flanges de apoio e uma empunhadura auxiliar. A coifa minimiza os riscos de acidentes com fagulhas geradas pelo contato da ferramenta com a peça trabalhada, enquanto os flanges são as partes que proporcionam estabilidade e alinhamento ao disco. Já as empunhaduras são as partes onde seguramos a máquina ao manuseá-la. Quanto aos discos, os inferiores a 125 mm são indicados para trabalhos mais simples, como rebarba, enquanto os acima de 230 mm são mais utilizados para cortes.
Antes de iniciar o uso da ferramenta, leia atentamente o manual oferecido pelo fabricante, e em nenhuma hipótese troque os discos com o equipamento ainda ligado na tomada. Além disso, segure o aparelho de forma firme, com as duas mãos, quando este estiver ligado e, após o uso, desligue a ferramenta e limpe a parte externa com o auxílio de uma escova seca de cerdas ultramacias. Nunca desligue a esmerilhadeira enquanto o disco estiver em contato com a peça trabalhada.