Postado em 18 de dezembro de 2017
Um dos temas mais discutidos na construção civil, o desperdício assombra os resultados das obras, sendo as perdas de tempo e materiais as principais causadoras de prejuízos financeiros – uma vez que caminham na contramão da produtividade e sustentabilidade.
Não aproveitar ao máximo, não utilizar de forma correta ou até mesmo a utilização em excesso caracterizam o desperdício, comum quando não há processos de organização e otimização. Em outras palavras, é um processo comum quando não é feita a gestão de obras, sobre a qual já falamos por aqui em outras postagens.
É fundamental que o desperdício seja evitado em qualquer planejamento, evitando a transformação de recursos em entulho e aplicando métodos sustentáveis, por exemplo. Antes de mais nada, é preciso reconhecer a causa do problema, para que sejam definidas ações corretivas eficazes.
Quando se fala de evitar o desperdício, três pontos principais são abordados, sendo o tempo perdido, processos ineficientes e a dificuldade de adotar ações sustentáveis, e algumas das soluções são acompanhar os processos, criar indicadores de desperdício, investir em novas tecnologias, contratar mão de obra qualificada, ter atenção e cuidado ao transportar ou armazenar materiais e equipamentos, e claro, possuir um bom planejamento!