LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Como evitar o desperdício na construção civil?

Postado em 18 de dezembro de 2017


Um dos temas mais discutidos na construção civil, o desperdício assombra os resultados das obras, sendo as perdas de tempo e materiais as principais causadoras de prejuízos financeiros – uma vez que caminham na contramão da produtividade e sustentabilidade.

Não aproveitar ao máximo, não utilizar de forma correta ou até mesmo a utilização em excesso caracterizam o desperdício, comum quando não há processos de organização e otimização. Em outras palavras, é um processo comum quando não é feita a gestão de obras, sobre a qual já falamos por aqui em outras postagens.

É fundamental que o desperdício seja evitado em qualquer planejamento, evitando a transformação de recursos em entulho e aplicando métodos sustentáveis, por exemplo. Antes de mais nada, é preciso reconhecer a causa do problema, para que sejam definidas ações corretivas eficazes.

Quando se fala de evitar o desperdício, três pontos principais são abordados, sendo o tempo perdido, processos ineficientes e a dificuldade de adotar ações sustentáveis, e algumas das soluções são acompanhar os processos, criar indicadores de desperdício, investir em novas tecnologias, contratar mão de obra qualificada, ter atenção e cuidado ao transportar ou armazenar materiais e equipamentos, e claro, possuir um bom planejamento!

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]erroeaco.com.br