Postado em 20 de setembro de 2017
Mesmo com uma vida útil longa, as máquinas e as ferramentas necessitam da manutenção correta para que possam se manter em funcionamento e propícias para uso. Em contato com a água ou umidade, por exemplo, elas podem acabar enferrujando, sendo, em alguns casos, inutilizadas. Por isso, confira nossas dicas de manutenção para manter suas ferramentas sempre novinhas!
Logo após o uso, limpe-as e guarde-as em um local protegido de chuva e umidade. A dica é que cada ferramenta ou máquina possua seu lugar fixo na organização, voltando para ele logo após o uso. Na hora de limpar, evite usar panos molhados, e prefira sempre os secos. No caso das máquinas, a limpeza também pode ser feita com o auxílio de um pincel.
Mesmo tomando cuidado com o local onde as ferramentas são armazenadas, elas podem acabar oxidando. Neste caso, é bom limpá-las a cada seis meses com óleo anticorrosivo. A dica é aplicar o produto, esperar alguns minutos e remover o excesso logo em seguida com a ajuda de um pano limpo.
Já falamos sobre o assunto por aqui, mas manter as ferramentas em ordem é essencial para a durabilidade das mesmas. Além disso, em um caso de urgência, é mais fácil encontrar o que está precisando.
Pode parecer óbvio, mas cada ferramenta e máquina deve ser usada especificamente para sua própria função (martelo para martelar pregos, etc). É comum, na hora da pressa, querer improvisar com uma ferramenta para outra finalidade, mas a prática pode resultar tanto em um acidente quanto no desgaste da ferramenta.