LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Como fazer o gerenciamento de obras?

Postado em 19 de julho de 2017


Fatores como a complexidade dos projetos da construção civil têm exigido que, na hora de construir, novos métodos e práticas sejam adotados no gerenciamento da obra. Já falamos por aqui sobre o que é a Gestão de Obras e algumas dicas para colocá-la em prática, mas, para dominar a arte de planejar projetos, é preciso seguir algumas etapas essenciais.

Para evitar a paralisação da obra por conta da falta de planejamento, a dica é correr da administração deficiente, fazendo um gerenciamento completo e intuitivo, sem esquecer nenhuma das etapas necessárias. Confira:

#1 Orçamento Assertivo

Antes de mais nada, a primeira etapa sempre deve ser a do orçamento. E para que o orçamento seja o mais próximo possível da realidade, é uma etapa de muita pesquisa de preços e cálculos. Considere também que estes valores podem sofrer alterações ao longo da obra, para que esteja sempre preparado (a) caso surgir algum aumento inesperado. Além disso, os custos de materiais e equipamentos, além da mão de obra necessária, devem estar mensurados objetivamente por meio de um padrão de medida único.

#2 Cronograma de Obra

Logo que o projeto é definido, é necessário fazer um levantamento e listagem de todas as atividades necessárias para viabilizar a construção, e ter o orçamento já pronto facilita o cumprimento desta etapa, já que já consta as quantidades corretas de tudo o que será aplicado. Com estes dados em mãos, é possível montar um cronograma eficiente de execução de tarefas, evitando atrasos e aumento de custos.

#3 Cronograma Físico-Financeiro

Diferente do planejamento anterior, com um cronograma físico-financeiro é possível distribuir em uma linha do tempo o avanço da construção, medindo os gastos da realização de cada etapa e a previsão de custos até o fim da obra.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]