Postado em 6 de abril de 2018
Um dos equipamentos mais utilizados na construção civil, o andaime é fundamental para a realização de trabalhos em lugares elevados, e, longe dos ultrapassados modelos feitos em madeira, os andaimes tubulares são a atual preferência para a execução de projetos. Dentre as principais características do modelo estão o simples manuseio, a facilidade na montagem e desmontagem, bem como na armazenagem, além da durabilidade.
O andaime do tipo tubular deve ser montado segundo as orientações do engenheiro responsável pela obra, levando em conta ainda as instruções do manual fornecido pelo fabricante ou locador, e, dentre os principais benefícios estão a segurança proporcionada pelo sistema tubular de peças encaixadas ou rosqueadas umas nas outras, além das proteções laterais para evitar quedas de alturas.
Em relação à produtividade, o andaime tubular aumenta em até oito vezes o ganho em relação ao custo benefício, uma vez que pode ser montado de forma personalizada. Em outras palavras, adequando-se conforme as necessidades da obra para a execução do projeto, ao contrário dos com peças em madeira (vigotas, tábuas e pontaletes).