Postado em 5 de setembro de 2019
Trabalhar em um ambiente onde a empresa não respeita a saúde emocional dos seus funcionários pode ser bastante prejudicial para o indivíduo. Além disso, com essa postura todos perdem, inclusive a empresa que terá um funcionário desmotivado e improdutivo.
Por isso, uma empresa séria e que se preocupa com a saúde dos seus colaborados, deve estar atenta aos distúrbios psíquicos mais comuns no ambiente laboral. Dentre as síndromes estimuladas por um ambiente de trabalho tóxico, o Burnout seguido de depressão é uma das que mais se evidenciam.
E é sobre isso que abordaremos nesse artigo. Acompanhe:
A Síndrome de Burnout é caracterizada como um distúrbio psíquico provocado por condições de trabalho incômodas e exaustivas, em que o ambiente se torna desgastante emocional, física e psicologicamente.
Como principais sintomas da Síndrome de Burnout, podemos citar:
— Faltas no trabalho;
— Atitude agressiva;
— Isolamento
— Mudanças repentinas de humor;
— Dificuldades de foco;
— Ansiedade;
— Problemas de memória;
— Pessimismo;
— Baixa autoestima.
Além de tudo isso, ainda pode desencadear quadros de depressão, que é considerada uma doença psiquiátrica grave e bastante limitante.
No tópico anterior vimos os principais sintomas do Burnout, sendo todos eles características e motivadores da depressão.
É preciso entender que a depressão e o Burnout estão intrinsecamente ligados, tanto que alguns estudos sugerem que os dois sejam a mesma coisa. Contudo, é de consenso da maioria dos profissionais que eles possuem particularidades distintas, podendo ser o Burnout um dos gatilhos para quadros depressivos.
Diferente da depressão, que é um estado permanente de tristeza profunda, apatia e baixa autoestima, o Burnout se evidencia principalmente em decorrência de um ambiente laboral tóxico.
Por exemplo, a pessoa pode apresentar quadros depressivos ao pensar no trabalho e nos compromissos com ele, porém, consegue ser feliz praticando algum hobby ou então quando de férias, por exemplo. Por isso, o Burnout é um motivo que pode levar o trabalhador a apresentar sintomas depressivos.
A empresa que você trabalha preza pela sua saúde mental? E você empresário, cuida da saúde mental dos seus funcionários? Conte pra gente nos comentários suas experiências e/ou dúvidas relacionadas ao tema. Será ótimo contar com a sua interação e poder te ajudar. E não se esqueça de curtir e comentar o nosso conteúdo.