LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Como o Burnout ou estresse laboral influenciam nos índices de depressão

Postado em 5 de setembro de 2019


Trabalhar em um ambiente onde a empresa não respeita a saúde emocional dos seus funcionários pode ser bastante prejudicial para o indivíduo. Além disso, com essa postura todos perdem, inclusive a empresa que terá um funcionário desmotivado e improdutivo.

 

Por isso, uma empresa séria e que se preocupa com a saúde dos seus colaborados, deve estar atenta aos distúrbios psíquicos mais comuns no ambiente laboral. Dentre as síndromes estimuladas por um ambiente de trabalho tóxico, o Burnout seguido de depressão é uma das que mais se evidenciam.

 

E é sobre isso que abordaremos nesse artigo. Acompanhe:

 

O que é burnout?

 

A Síndrome de Burnout é caracterizada como um distúrbio psíquico provocado por condições de trabalho incômodas e exaustivas, em que o ambiente se torna desgastante emocional, física e psicologicamente.

 

Como principais sintomas da Síndrome de Burnout, podemos citar:

 

— Faltas no trabalho;

— Atitude agressiva;

— Isolamento

— Mudanças repentinas de humor;

— Dificuldades de foco;

— Ansiedade;

— Problemas de memória;

— Pessimismo;

— Baixa autoestima.

 

Além de tudo isso, ainda pode desencadear quadros de depressão, que é considerada uma doença psiquiátrica grave e bastante limitante.

 

Influências do Burnout nos índices de depressão

 

No tópico anterior vimos os principais sintomas do Burnout, sendo todos eles características e motivadores da depressão.

 

É preciso entender que a depressão e o Burnout estão intrinsecamente ligados, tanto que alguns estudos sugerem que os dois sejam a mesma coisa. Contudo, é de consenso da maioria dos profissionais que eles possuem particularidades distintas, podendo ser o Burnout um dos gatilhos para quadros depressivos.

 

Diferente da depressão, que é um estado permanente de tristeza profunda, apatia e baixa autoestima, o Burnout se evidencia principalmente em decorrência de um ambiente laboral tóxico.

 

Por exemplo, a pessoa pode apresentar quadros depressivos ao pensar no trabalho e nos compromissos com ele, porém, consegue ser feliz praticando algum hobby ou então quando de férias, por exemplo. Por isso, o Burnout é um motivo que pode levar o trabalhador a apresentar sintomas depressivos.

 

A empresa que você trabalha preza pela sua saúde mental? E você empresário, cuida da saúde mental dos seus funcionários? Conte pra gente nos comentários suas experiências e/ou dúvidas relacionadas ao tema. Será ótimo contar com a sua interação e poder te ajudar. E não se esqueça de curtir e comentar o nosso conteúdo.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]