LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Como proteger sua casa contra as infiltrações

Postado em 7 de dezembro de 2017


Um dos piores inimigos de uma casa, a infiltração é um problema que causa muitas dores de cabeça. Mesmo um pequeno foco já pode acarretar em um grande estrago, sendo necessário refazer a pintura e até mesmo quebrar as paredes para se resolver a situação! Pensando nisso, no post de hoje separamos as melhores dicas para proteger o imóvel e evitar as infiltrações de maneira eficiente! Confira:

A primeira coisa que você deve saber é que evitar as infiltrações é mais simples do que remediar o problema, afinal, as precauções começam ainda na fase de construção ou reforma do imóvel, como com a aplicação de impermeabilizantes para cada tipo de superfície, por exemplo.

Outro fato importante é que existem dois tipos de infiltração, e os métodos aplicados para a prevenção de cada uma são diferentes. Sendo as infiltrações ascendentes as provenientes do piso, e as demais causadas pela chuva, por canalização ou por condensação, as quais geralmente comprometem o teto e as paredes, principalmente nos cantos internos.

A impermeabilização das fundações é fundamental para o não aparecimento das ascendentes, devido a umidade que vem do solo, e, caso a fundação não seja do tipo radier ou o contrapiso seja feito diretamente sobre o terreno, estas áreas também devem ser protegidas. Uma ótima opção é a aplicação de mantas ou barreiras de material plástico sobre o piso, o que potencializa o isolamento e praticamente anula os riscos de infiltração.

Além disso, aumentar beirais, fazer calçadas com caimento para longe das paredes (ou seja, no sentido da rua), não deixar pontos de acúmulo de água no terreno e corrigir infiltrações nas aberturas de janelas e portas são atitudes que contribuem para a prevenção do problema. A dica principal é utilizar impermeabilizantes tanto no acabamento interno quanto no externo da casa!

A casa já está construída?

Agora, se a casa já estiver construída e a umidade dar as caras, existem meios para combater o problema, porém, o processo costuma ser muito mais desgastante. Caso ela venha do piso, é necessário quebrar a base das paredes até a fundação e aplicar o impermeabilizante sobre o piso. Mas, caso a infiltração estiver descendo a parede, a dica é verificar as condições do telhado e da laje, levando em consideração fatores como a posição das telhas e das vigas de sustentação e a cobertura da laje.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]