Postado em 7 de agosto de 2017
Bastam três ingredientes para que o problema se forme: ar, água e ferro. A ferrugem é o resultado da oxidação do ferro, o que acontece quando o metal entra em contato com o oxigênio presente na água e no ar e se oxida, deteriorando pouco a pouco o material original.
Para evitar que as máquinas e ferramentas de ferro se decomponham por conta da oxidação, a dica é evitar que entrem em contato com o oxigênio, através da pintura ou cobertura das superfícies de ferro com óleo.
Contudo, nem sempre é possível evitar, não é mesmo? Muitas vezes você precisa da ferramenta, abre a gaveta e.… lá está ela, toda enferrujada! Por isso, na postagem de hoje vamos ensinar uma receita para acabar com este problema e deixar suas ferramentas novinhas. Confira:
Vinagre, bicarbonato de sódio, água, balde, escova de dente, pincel, toalha de papel, secador de cabelo e óleo de coco.
Para começar, coloque as ferramentas enferrujadas de molho no vinagre por aproximadamente três horas, e, passado este tempo, esfregue-os com uma escova de dentes. Depois, lave as ferramentas em uma mistura de uma parte de bicarbonato de sódio e duas de água, por cinco minutos.
Então, enxágue abundantemente com água e seque imediatamente com toalhas de papel. Use um secador de cabelos para secar bem a ferramenta e, por fim, use o pincel para revestir a peça com óleo de coco, que evita o aparecimento da ferrugem.