Postado em 25 de fevereiro de 2022
A primeira ponte que foi construída em ferro aqui no Brasil foi a conhecida como Paraíba do Sul, que possui um vão de 30 metros em treliça arqueada, com largura de 6 metros.
Essa foi uma obra de arte brasileira que acabou sendo construída por Barão de Mauá, e foi fundida em um estaleiro na Ponta de Areia, na cidade de Niterói.
Além de ser a primeira ponte de ferro do país, foi também a primeira em que foi feita cobrança de pedágio, que era de 100 réis por cada cavaleiro e de 60 réis por cada cabeça de gado.
A ponte está em serviço até os dias de hoje, mas ela passou por uma reforma no ano de 1981, realizada pela FEM, o que mostra como essa ponte metálica tem uma durabilidade excelente, de mais de 100 anos. A Paraíba do Sul foi tombada no ano de 1978, sendo que, quando construída, era por onde passava o chamado Trem da Estrada Real, que nos dias atuais não está mais ativo.
A estrutura de ferro dessa ponte é de origem inglesa, sendo que ela foi muito importante em relação ao desenvolvimento daquela região, quando construída, o que traz para ela também uma importância histórica.
Em comparação com as pontes e os materiais que eram utilizados até então, a ponte sobre o rio Paraíba do Sul foi inovadora e trouxe um enorme diferencial para todo o país, em termos gerais.