LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Conheça os principais tipos de tintas para cada ambiente

Postado em 17 de maio de 2019


A produção de tintas está em constante evolução tecnológica, tanto que atualmente existem tintas especificas para certos ambientes e também determinadas situações. Se já era difícil escolher a cor certa, agora ficou ainda mais difícil, pois, você também deve levar em consideração o tipo de tinta conforme o ambiente que irá pintar.

 

Para te ajudar a não errar nessa hora, elaboramos esse artigo. Aqui você confere os principais ambientes de uma casa e quais são os tipos de tintas mais recomendados. Acompanhe:

 

Áreas externas e fechadas

 

Aqui você deve estar atento à resistência da tinta a ação do sol e chuvas, pois, escolhendo o tipo certo você aumenta a durabilidade e qualidade da sua pintura. Esse tipo de tinta geralmente possui características que conferem a ela uma textura emborrachada e mais flexível.

Dessa maneira a umidade e mofos provocados por chuvas serão evitados com o efeito emborrachado, e a flexibilidade da tinta evita que a mesma rache ou crie fissuras conforme a mudança de temperatura, principalmente pela expansão do material devido ao aquecimento provocado pelo sol.

 

Cozinhas e banheiros

 

As cozinhas e banheiros geralmente são revestidos por cerâmica, contudo, trocar esse tipo de revestimento pode ser muito trabalhoso e caro. Para renovar o ambiente sem maiores transtornos o indicado é utilizar algum tipo de tinta própria para azulejos.

As tintas para azulejos geralmente são as do tipo epóxi, o que garante a elas uma alta durabilidade, resistência a abrasão, impermeabilidade e secagem rápida. Além de serem muito fáceis de aplicar e conferirem aos revestimentos um acabamento profissional. Esse tipo de tinta também pode ser usado em porcelanatos e cerâmicas.

 

Quartos, salas e outros ambientes internos.

 

Nesse caso temos duas opções de tipos de tintas, a látex PVA e a acrílica, cada uma com suas características. A tinta látex é a mais usada para ambientes internos devido ao seu menor custo e maior rendimento, contudo, ela não possui muita resistência a luz e a umidade, por exemplo.

Já a tinta acrílica, apesar de ser um pouco mais cara, é impermeável, resistente a radiação solar, resistente a abrasão e ainda possui maior durabilidade. Por isso, apesar de não ser ideal, ela também pode ser usada em ambientes externos. Além as marcas normalmente disponibilizam três versões de acabamento da tinta, o fosco, acetinado e a versão com semibrilho.

 

Vai pintar algum ambiente da sua casa e tem dúvidas de qual a melhor opção de tinta? Deixe nos comentários que prometemos te ajudar na escolha. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]