Postado em 17 de maio de 2019
A produção de tintas está em constante evolução tecnológica, tanto que atualmente existem tintas especificas para certos ambientes e também determinadas situações. Se já era difícil escolher a cor certa, agora ficou ainda mais difícil, pois, você também deve levar em consideração o tipo de tinta conforme o ambiente que irá pintar.
Para te ajudar a não errar nessa hora, elaboramos esse artigo. Aqui você confere os principais ambientes de uma casa e quais são os tipos de tintas mais recomendados. Acompanhe:
Aqui você deve estar atento à resistência da tinta a ação do sol e chuvas, pois, escolhendo o tipo certo você aumenta a durabilidade e qualidade da sua pintura. Esse tipo de tinta geralmente possui características que conferem a ela uma textura emborrachada e mais flexível.
Dessa maneira a umidade e mofos provocados por chuvas serão evitados com o efeito emborrachado, e a flexibilidade da tinta evita que a mesma rache ou crie fissuras conforme a mudança de temperatura, principalmente pela expansão do material devido ao aquecimento provocado pelo sol.
As cozinhas e banheiros geralmente são revestidos por cerâmica, contudo, trocar esse tipo de revestimento pode ser muito trabalhoso e caro. Para renovar o ambiente sem maiores transtornos o indicado é utilizar algum tipo de tinta própria para azulejos.
As tintas para azulejos geralmente são as do tipo epóxi, o que garante a elas uma alta durabilidade, resistência a abrasão, impermeabilidade e secagem rápida. Além de serem muito fáceis de aplicar e conferirem aos revestimentos um acabamento profissional. Esse tipo de tinta também pode ser usado em porcelanatos e cerâmicas.
Nesse caso temos duas opções de tipos de tintas, a látex PVA e a acrílica, cada uma com suas características. A tinta látex é a mais usada para ambientes internos devido ao seu menor custo e maior rendimento, contudo, ela não possui muita resistência a luz e a umidade, por exemplo.
Já a tinta acrílica, apesar de ser um pouco mais cara, é impermeável, resistente a radiação solar, resistente a abrasão e ainda possui maior durabilidade. Por isso, apesar de não ser ideal, ela também pode ser usada em ambientes externos. Além as marcas normalmente disponibilizam três versões de acabamento da tinta, o fosco, acetinado e a versão com semibrilho.
Vai pintar algum ambiente da sua casa e tem dúvidas de qual a melhor opção de tinta? Deixe nos comentários que prometemos te ajudar na escolha. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo.