Postado em 24 de outubro de 2017
Por mais que a construção de uma casa seja um processo complexo, quando se é leigo no assunto o processo fica três vezes mais complicado, principalmente quando nos deparamos com situações inesperadas. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você que está pensando em começar esta empreitada. Confira!
A primeira coisa que deve ser considerada no processo de construção é o terreno, uma vez que ele vai, basicamente, nortear as demais etapas. As características como tamanho, desnível, proporções, localização, tipo de solo, etc. são fundamentais para a análise do que poderá ou não fazer parte do projeto, além de como ele será executado.
Esta é a etapa em que a construção começa a tomar forma no papel, onde é esboçado o desenho da casa. Devem ser considerados pontos como a quantidade de cômodos e suas eventuais funcionalidades, os pavimentos, dentre outros. O projeto é comumente elaborado por um arquiteto, um profissional que leva em consideração todas as suas necessidades e pensa a melhor forma de supri-las dentro da construção.
Para a construção de uma casa, são necessários alguns documentos, como a escritura e o registro do terreno. O arquiteto ou engenheiro também providenciará junta a prefeitura uma autorização para que a obra possa ter início, tudo mediante análise do projeto. Após o término da obra, o proprietário precisa do habite-se, uma autorização para a ocupação do imóvel.