Postado em 9 de março de 2018
Durante todo o processo da obra é preciso que o gestor tome determinadas precauções para garantir bons resultados. Contudo, antes mesmo do início da execução do projeto, é muito comum que a demolição de estruturas no terreno seja necessária, o que demanda a contratação de uma empresa especializada e até mesmo documentos específicos. Confira:
Antes de mais nada, é necessário que o proprietário do terreno obtenha o Alvará de Execução de Demolição junto à prefeitura da cidade. Também é fundamental que a empresa contratada possua registro atualizado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), e que um perito faça a vistoria nas construções vizinhas e prepare um relatório acerca das condições do local.
Através deste relatório, os profissionais responsáveis determinarão como fazer a demolição de forma segura, sem comprometer outras estruturas ou causar acidentes. Dentre as opções de demolição estão a manual, indicada para pequenas construções ou quando há riscos para as construções próximas; a mecanizada, realizada com o auxílio de máquinas ou uso de explosivos; e a demolição controlada, que permite executar o processo em etapas e com precisão dimensional.
Independente da opção escolhida / indicada para o seu projeto, alguns cuidados são fundamentais para evitar problemas na demolição, como informar-se sobre o tipo de energia a ser utilizada pelos equipamentos, desligar as redes elétrica e hidráulica da região e isolar a área a ser demolida, fazer uso de equipamentos de proteção coletiva e individual, manter o local sinalizado e não permitir a entrada de pessoas que não estejam envolvidas no trabalho e selecionar previamente as ferramentas que serão utilizadas.