LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Desafios e oportunidades da Construção Civil

Postado em 21 de fevereiro de 2020


Depois de um período de crise e desconfiança dos investidores quanto ao setor da construção civil, motivado por 5 anos consecutivos de retração, se inicia um período que tende a ser de crescimento e aquecimento do setor, segundo especialistas.

 

Para se ter uma ideia do que esses 5 anos de crise representaram para o setor da construção civil, apenas nesse período, houve uma queda de 28% das atividades, o que acabou eliminando cerca de 1 milhão de vagas formais de trabalho.

 

Porém, o mercado está otimista para os próximos anos e esse entusiasmo se justifica, principalmente, pelos seguintes fatores:

 

  • Perspectivas de maior dinamismo da economia nacional;
  • Inflação abaixo do centro da meta;
  • Baixa da taxa de juros real;
  • Aumento no número de vagas formais de emprego;
  • Aumento da oferta de crédito por parte dos bancos públicos e privados.

 

Contudo, o setor ainda possui alguns desafios pela frente para concretizar o crescimento esperado. O primeiro deles diz respeito ao preocupante quadro fiscal atual que, além da falta de segurança na utilização dos recursos do FGTS e do excesso de burocracia, podem influenciar negativamente, afastando investidores.

 

Além disso, nosso país enfrenta uma grande escassez de mão de obra qualificada. Essa escassez fica evidenciada principalmente nas vagas para cargos de liderança e gestão de empreendimentos imobiliários.

 

É preciso entender que o crescimento do país está intrinsecamente ligado ao crescimento do setor da construção civil, uma vez que os maiores desafios brasileiros são saúde, educação e moradia. Não existe desenvolvimento social sem a segurança e dignidade que a casa própria proporciona.

 

Diante do cenário que se apresenta, as previsões são otimistas para o setor, contudo, os desafios precisam ser superados para que isso se concretize efetivamente e, consequentemente, reflita na economia nacional.

 

Tem dúvidas ou expectativas relacionadas ao assunto e que gostaria de compartilhar conosco? Conte pra gente nos comentários que será um prazer poder contar com a sua interação e também te ajudar.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

televendas.gvr@santanaferroeaco.com.br

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

comercial.cimento@santanaferroeaco.com.br

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

vendas.jf@santanaferroeaco.com.br

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

comercial.udia@santanaferroeaco.com.br