LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Descarga com válvula, caixa acoplada ou caixa de descarga?

Postado em 29 de novembro de 2017


Pouca gente sabe, mas o sistema de descarga do vaso sanitário é um dos itens de maior importância presentes no banheiro de uma casa, afinal, ele cumpre um papel essencial para a higiene dos moradores! Pensando nisso, preparamos um post especial para você escolher a melhor opção na hora de construir ou reformar. Confira!

Uma das principais peças deste sistema são os acionamentos de descarga, e há basicamente três tipos: descarga com válvula, caixa de descarga e caixa acoplada. Cada um apresenta uma série de vantagens e desvantagens, e a dica na hora de escolher é optar pelo que melhor se adapta à sua residência em relação ao espaço e à estética do banheiro.

Descarga com válvula

Dos três modelos, a válvula de descarga foi o mais popular entre os brasileiros, e, de certa forma, ainda é. O mecanismo é instalado na parede por onde passa o cano de água que dá acesso ao vaso sanitário, o que permite que, quando acionado, libere a passagem da água permitindo a descarga no vaso. Em seguida, a passagem é fechada, o que evita vazamentos e possível desperdício. A principal vantagem é a boa pressão de água, contudo, é o modelo mais difícil de se fazer a manutenção.

Caixa de descarga

Quando a tubulação não é feita dentro da parede, a caixa é utilizada para o armazenamento da água, e, quando necessário, puxa-se uma cordinha que abre a parte de baixo da caixa e libera a água para a descarga. É o modelo mais usado nos banheiros “improvisados”, e, por mais que não seja necessário quebrar a parede ou fazer manutenção periódica, a caixa de descarga faz muito barulho e fica com uma estética ruim, uma vez que tanto a caixa quanto o cano ficam aparentes.

Caixa acoplada

A caixa acoplada é o modelo mais utilizado atualmente, e a caixa que armazena a água para a descarga fica acoplada ao vaso. O acionamento é feito por uma válvula na parte lateral ou superior da caixa, e há modelos que contam até mesmo com acionadores duplos, que permitem liberar quantidades diferentes de água para cada tipo de descarga. Sua principal vantagem é a fácil manutenção e a modernidade que confere à estética do banheiro, contudo, a pressão na descarga é baixa, o que faz com que o indivíduo precise acioná-la uma segunda vez – o que, consequentemente, aumenta o gasto de água.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]