Postado em 18 de junho de 2018
Quando se fala em decoração, a pintura da casa é um dos aspectos mais importantes, uma vez que uma simples mudança de cor pode alterar toda a dinâmica do ambiente! Contudo, à medida que o tempo vai passando, ela se desgasta, e é fundamental investir na manutenção. Pensando nisso, no post de hoje separamos algumas dicas para você não errar na hora de pintar! Confira:
Segundo especialistas, é essencial que sejam realizadas limpezas periódicas anuais nas superfícies, em geral com o uso de água, detergente neutro e uma esponja macia. Já no caso dos edifícios, recomenda-se um hidro jateamento a cada dezoito ou vinte e quatro meses, o que prolonga a vida útil da pintura externa.
Normalmente a pintura residencial precisa ser refeita a cada três ou quatro anos, mas o tempo de manutenção pode variar levando-se em consideração fatores como o produto utilizado, o ambiente ao qual está exposta e a cor escolhida (os tons mais claros possuem uma vida útil maior). Alguns dos problemas mais comuns decorrentes do desgaste são o descascamento, o mofo, trincas, fissuras e irregularidades, e, antes da aplicação de uma nova camada de tinta, o profissional responsável deverá fazer uma avaliação da superfície e corrigir estas imperfeições.
No geral, O processo de pintura envolve quatro etapas, sendo preparação da superfície, aplicação de fundos, nivelamento e a pintura em si, e a recomendação é iniciar o trabalho pelo teto, passando para as paredes, portas e janelas e, então, para o rodapé. Por fim, vale lembrar que, tanto na primeira aplicação quanto na manutenção da pintura, a etapa de preparação da superfície é essencial, uma vez que a resistência, a eficiência e a proteção oferecida pelo acabamento estão intrinsecamente relacionadas a ela!