Postado em 9 de fevereiro de 2018
Além de evitar acidentes, manusear máquinas e ferramentas da forma correta e realizar manutenções periódicas é essencial para diminuir quedas de produtividade e prejuízos. Pensando nisso, no post de hoje elencamos cinco dicas de segurança que devem ser seguidas na hora de fazer a revisão dos equipamentos. Confira:
De acordo com dados do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), os acidentes com máquinas e ferramentas representam cerca de 10% do total de acidentes de trabalho, e, para evitá-los, o Ministério do Trabalho e Emprego criou até mesmo uma Norma Regulamentadora, a NR 12, que estabelece as condições mínimas para a segurança e prevenção do trabalhador.
Contudo, vale lembrar que o profissional deve ser devidamente capacitado para a função, além de utilizar sempre os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) específicos para o tipo de trabalho, como luvas e óculos de proteção, capacetes e calçados de segurança e protetores auriculares.
Durante a manutenção, é de suma importância desligar a energia de modo a prevenir choques elétricos, incêndios e explosões, e a limpeza não pode, em nenhuma hipótese, ser realizada com a máquina em funcionamento. Por fim, o local utilizado para a revisão e utilização de ferramentas e máquinas deve ser mantido limpo e organizado, bem como sinalizado de forma clara e objetiva.