LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Dicas de uso para ferramentas elétricas

Postado em 20 de novembro de 2017


Já falamos por aqui sobre os perigos de se trabalhar com a eletricidade, e no caso das ferramentas elétricas não é diferente. Furadeiras, serras mármore, serras tico-tico, marteletes e afins podem se tornar muito perigosas caso manuseadas de forma incorreta e/ou se alguns cuidados não forem seguidos. Pensando nisso, separamos algumas dicas fundamentais para você trabalhar em segurança. Confira!

A primeira dica a ser seguida é conhecer bem o equipamento que será utilizado, fazendo uso do manual de instruções. Afinal, é ele que contém todas as informações importantes sobre a ferramenta, como suas aplicações e limitações e os riscos em potencial decorrentes do uso. É fundamental também fazer uso dos equipamentos de proteção (EPI’s), e mantê-los em boas condições.

Embora este tipo de ferramenta possua isolamento duplo, é possível que seja necessário ser aterrada. Mas, caso ela possua um plug de três pinos, em nenhuma hipótese retire o terceiro pino, e utilize sempre um adaptador condizente. O equipamento também não deve ser utilizado em locais molhados, úmidos ou sem iluminação, e sua área de trabalho deve ser mantida limpa e organizada.

Nunca desligue a ferramenta da tomada puxando-a pelo cabo, mas remova-o puxando o plug, mantendo o cabo longe do calor. Tenha cuidado também com as partidas acidentais (como no caso das furadeiras), e não transite com a ferramenta conectada à tomada com o dedo no gatilho. E ao final do uso, limpe-a e guarde-a em um local seguro, fora do alcance de crianças.

Por fim, nunca desmonte o equipamento por conta própria a não ser que possua conhecimento técnico para tal, e não separe os fios do cabo elétrico caso ele seja danificado de alguma forma. O uso nestas condições pode causar choques e curtos circuito – que podem levar até mesmo a incêndios de larga escala.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]