Postado em 20 de novembro de 2017
Já falamos por aqui sobre os perigos de se trabalhar com a eletricidade, e no caso das ferramentas elétricas não é diferente. Furadeiras, serras mármore, serras tico-tico, marteletes e afins podem se tornar muito perigosas caso manuseadas de forma incorreta e/ou se alguns cuidados não forem seguidos. Pensando nisso, separamos algumas dicas fundamentais para você trabalhar em segurança. Confira!
A primeira dica a ser seguida é conhecer bem o equipamento que será utilizado, fazendo uso do manual de instruções. Afinal, é ele que contém todas as informações importantes sobre a ferramenta, como suas aplicações e limitações e os riscos em potencial decorrentes do uso. É fundamental também fazer uso dos equipamentos de proteção (EPI’s), e mantê-los em boas condições.
Embora este tipo de ferramenta possua isolamento duplo, é possível que seja necessário ser aterrada. Mas, caso ela possua um plug de três pinos, em nenhuma hipótese retire o terceiro pino, e utilize sempre um adaptador condizente. O equipamento também não deve ser utilizado em locais molhados, úmidos ou sem iluminação, e sua área de trabalho deve ser mantida limpa e organizada.
Nunca desligue a ferramenta da tomada puxando-a pelo cabo, mas remova-o puxando o plug, mantendo o cabo longe do calor. Tenha cuidado também com as partidas acidentais (como no caso das furadeiras), e não transite com a ferramenta conectada à tomada com o dedo no gatilho. E ao final do uso, limpe-a e guarde-a em um local seguro, fora do alcance de crianças.
Por fim, nunca desmonte o equipamento por conta própria a não ser que possua conhecimento técnico para tal, e não separe os fios do cabo elétrico caso ele seja danificado de alguma forma. O uso nestas condições pode causar choques e curtos circuito – que podem levar até mesmo a incêndios de larga escala.