LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Dicas para a compactação do solo

Postado em 10 de maio de 2018


Você já ouviu falar de compactação de solos? A técnica consiste na melhora das propriedades do terreno onde será feita a construção, seja através de processos manuais ou mecânicos. Isso ocorre pois, quando o solo é transportado e aterrado, ele se torna mais heterogêneo, logo, pouco resistente e muito deformável. E, para a construção civil, é fundamental que ele seja firme para que as estruturas não cedam!

Em outras palavras, a compactação é um método de estabilização de solos, que se dá pela aplicação de alguma forma de energia, como impacto, vibração, compressão estática ou dinâmica. Esse processo aumenta mecanicamente a densidade do solo, garantindo assim baixos índices de erosão e aumentando sua resistência a rupturas.

Por mais que o método manual seja eficiente, para a compactação de solos granulares ou com alto conteúdo de argila os especialistas recomendam o uso de compactadores de solo, equipamentos regulamentados pelas normas NR-12 e NR-18.

Dicas para uma compactação eficiente

Antes de iniciar o processo, retire do local qualquer material ou equipamento que possa atrapalhar a compactação e isole o local para que não seja possível o acesso de pessoas. A máquina compactadora deve ser instalada em um local nivelado, e não é indicado compactar próximo a superfícies pontiagudas, pois isso pode danificar o equipamento. Ah, e nunca abandone a máquina durante o trabalho!

Outra dica importante é observar o tipo de solo a ser compactado, e nunca utilizar uma compactadora em superfícies de asfalto, bloquetes, calçadas tipo portuguesa, etc. Por fim, para uma compactação ideal, o solo deverá estar com sua umidade natural (solo de barranco), e a altura da camada a ser compactada não poderá exceder trinta centímetros. Seguindo estas dicas você otimiza o processo e potencializa resultados!

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]