Postado em 30 de novembro de 2021
As janelas e as portas de ferro precisam de um tratamento especial para que possam se manter bem conservadas e evitar problemas comuns, de modo que não seja necessário trocá-las periodicamente.
A seguir você vai ver algumas das dicas principais para a manutenção e conservação de janelas e portas de ferro.
A primeira dica é realizar o processo de anodização, que nada mais é do que produzir uma película de óxido para cobrir os metais, o que vai fazer com que a resistência do ferro aumente e ele esteja protegido por mais tempo.
Outro ponto muito importante é a limpeza, porque ajuda na preservação das peças de ferro em geral, incluindo as janelas e as portas. Mas é preciso que ela seja realizada da forma adequada.
A limpeza do ferro deve ser realizada com o auxílio de solução feita de água e detergente neutro, usando uma esponja ou um pano macio, com um intervalo de tempo de 3 meses.
Os trilhos inferiores de janelas e portas de ferro devem sempre ser bem limpos, pois ajudam a evitar o acúmulo da poeira, que vai se transformando em uma crosta e fica difícil de ser removida.
Jamais use esponja de aço, saponáceos, produtos alcalinos ou ácidos, ou qualquer material abrasivo, para limpar esses materiais.
Outra dica importante é não usar óleo ou graxa para fazer a lubrificação dessas estruturas, o que é comum muitas pessoas fazerem nas roldanas e nas articulações.
Isso porque esses produtos podem conter ácidos ou outros aditivos que sejam incompatíveis com aqueles materiais que são usados para fabricar essas estruturas de ferro.
Tudo isso vai ajudar a manter as janelas e as portas de ferro da sua casa conservadas por muito mais tempo e evitar a troca constante ou o desgaste.