LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Dicas para a sua construção: Telhado: 2, 3 ou 4 águas?

Postado em 23 de agosto de 2017


O planejamento e a execução do telhado de uma casa são algumas das etapas mais importantes do processo, afinal, ele cumpre a função essencial de proteger a construção contra o sol, os ventos, a sujeira e claro, a água da chuva.

Por este motivo, o telhado é geralmente dividido em partes, chamadas na construção civil de águas, que, na realidade, são as divisões destinadas a fazer o controle da vazão da chuva. Nesta etapa, é necessário levar em consideração como será feita a caída da água e o que será necessário para uma cobertura eficiente e um bom escoamento.

Uma casa pode ter uma, duas ou mais águas, e a decisão está condicionada ao tamanho do projeto e a outras características da construção. Em alguns casos, até a própria topografia do terreno pode ser determinante para definir a quantidade de água necessária.

Em outras palavras, não existe um modelo melhor que o outro, mas sim um que atende melhor a necessidade da sua construção. Entretanto, de maneira geral, são comumente adotadas as seguintes regras:

Uma água: Geralmente aplicado em casas pequenas, do tipo que muitas pessoas constroem nos fundos do terreno (conhecidas como edículas). Neste caso, como são, em sua maioria, estreitas, não ultrapassando os quatro metros, é comum que se faça apenas uma água, ou seja, um telhado único com apenas uma direção para a queda d’água.

Duas águas: Este é o modelo mais tradicional e geralmente usado, e aplica-se quando a construção possui mais de quatro ou cinco metros de largura – o que faz necessário que o escoamento da água seja direcionado para dois lados. Neste caso, o meio do telhado é mais alto, com caída para a direita e para a esquerda.

Três ou mais águas: Dependendo do tamanho da casa, quando ela ultrapassa os quatro ou cinco metros de largura, por exemplo, ela poderá ter 3, 4 ou mais águas, dependendo da necessidade do escoamento da chuva. Quanto mais quadrada e maior for a casa, mais se faz necessário múltiplas alternativas de escoamento.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]