Postado em 20 de dezembro de 2019
Você sabia que a indústria da construção civil é responsável pela produção de 50% dos resíduos sólidos produzidos no nosso país? É muita coisa, não é mesmo?
E uma coisa é certa, não há como escapar dos resíduos sólidos em uma obra, contudo, há como prevê-los e também gerenciá-los para tornar a construção mais eficiente e minimizar possíveis desperdícios e também impactos ambientais provocados por eles.
A geração de resíduos em uma obra é decorrente das perdas inevitáveis nos processos construtivos, principalmente devido a projetos mal elaborados e que não consideram esse fator primordial. Porém, apesar de ser possível estimar os resíduos que serão gerados por uma determinada obra, não é possível fazer isso seguindo valores padrões de referência.
Isso por que, quantitativamente, a previsão da geração de resíduos da construção civil – RCC, varia de acordo com a localidade onde a obra será empreendida. Dentro desse contexto irão afetar a sua estimativa, fatores como número de habitantes, processos construtivos, leis e regulamentações municipais, peculiaridades da própria construtora e também fatores relacionados ao trabalhador do canteiro de obras, por exemplo.
Portanto, para conseguir estimar os seus RCC você deve utilizar estimativas locais de referência. Ou seja, buscar por pesquisas e números que possam ser usados como base dentro do contexto das características individuais da sua construção.
Nem tudo que é resíduo de uma obra é lixo, muito pelo contrário. Atualmente existem diversos métodos e tecnologias que propõem o reuso dos resíduos gerados por uma obra em benefício dela mesma. Dessa forma ganha-se ambientalmente, nos custos da obra e também em questões relacionadas ao tempo para entrega da construção.
Um exemplo dessa prática é a reutilização de resíduos de materiais como tijolos, concreto e argamassa para servirem como matéria-prima para construção de calçadas e fundações, por exemplo.
Tem dúvidas ou experiências relacionadas ao tema? Conte para a gente nos comentários e nos ajude a tornar o nosso artigo ainda mais útil para todos! E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos.