LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

É possível fazer estimativa de geração de resíduos na Construção Civil?

Postado em 20 de dezembro de 2019


Você sabia que a indústria da construção civil é responsável pela produção de 50% dos resíduos sólidos produzidos no nosso país? É muita coisa, não é mesmo?

 

E uma coisa é certa, não há como escapar dos resíduos sólidos em uma obra, contudo, há como prevê-los e também gerenciá-los para tornar a construção mais eficiente e minimizar possíveis desperdícios e também impactos ambientais provocados por eles.

 

Como prever os resíduos de uma obra?

 

A geração de resíduos em uma obra é decorrente das perdas inevitáveis nos processos construtivos, principalmente devido a projetos mal elaborados e que não consideram esse fator primordial. Porém, apesar de ser possível estimar os resíduos que serão gerados por uma determinada obra, não é possível fazer isso seguindo valores padrões de referência.

 

Isso por que, quantitativamente, a previsão da geração de resíduos da construção civil – RCC, varia de acordo com a localidade onde a obra será empreendida. Dentro desse contexto irão afetar a sua estimativa, fatores como número de habitantes, processos construtivos, leis e regulamentações municipais, peculiaridades da própria construtora e também fatores relacionados ao trabalhador do canteiro de obras, por exemplo.

 

Portanto, para conseguir estimar os seus RCC você deve utilizar estimativas locais de referência. Ou seja, buscar por pesquisas e números que possam ser usados como base dentro do contexto das características individuais da sua construção.

 

Reaproveitamento de resíduos

 

Nem tudo que é resíduo de uma obra é lixo, muito pelo contrário. Atualmente existem diversos métodos e tecnologias que propõem o reuso dos resíduos gerados por uma obra em benefício dela mesma. Dessa forma ganha-se ambientalmente, nos custos da obra e também em questões relacionadas ao tempo para entrega da construção.

 

Um exemplo dessa prática é a reutilização de resíduos de materiais como tijolos, concreto e argamassa para servirem como matéria-prima para construção de calçadas e fundações, por exemplo.

 

Tem dúvidas ou experiências relacionadas ao tema? Conte para a gente nos comentários e nos ajude a tornar o nosso artigo ainda mais útil para todos! E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

televendas.gvr@santanaferroeaco.com.br

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

comercial.cimento@santanaferroeaco.com.br

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

vendas.jf@santanaferroeaco.com.br

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

comercial.udia@santanaferroeaco.com.br