LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Escoras de madeira ou metálicas? Qual a melhor opção para a sua obra

Postado em 3 de maio de 2018


As escoras são um dos itens mais importantes da obra, sendo indispensáveis no processo de construção. Podendo ser de madeira ou metálicas, são utilizadas como uma espécie de estrutura provisória, com o objetivo de suportar cargas de estruturas permanentes ou não permanentes. Em outras palavras, estes recursos são utilizados quando há a necessidade de “apoiar” uma etapa da construção que está sendo executada até que ela adquira resistência o suficiente para se sustentar sozinha.

Podendo ser utilizadas sozinhas ou em conjunto com um grupo de acessórios, as escoras são indicadas principalmente para o apoio de pilares, lajes e vigas, e podem ser de madeira ou metálicas. Para projetos que buscam uma maior resistência, as metálicas são mais indicadas, uma vez que as de madeira podem se quebrar dependendo do peso da carga a ser suportada. Para se ter uma ideia, segundo especialistas, equipamentos metálicos previamente estudados e produzidos especificamente de acordo com o projeto de engenharia podem ser até oito vezes mais eficientes do que os de madeira.

Outros benefícios das escoras metálicas são a redução do tempo de execução do projeto, que pode ser até cinco vezes menor, simples manuseio, fácil armazenagem, a compatibilidade com as mais comuns exigências de carga de obras diversas e a reutilização constante até o fim da vida útil, o que as torna extremamente sustentáveis. Além disso, outro ponto importante à favor deste tipo de escora é a segurança, uma vez que é produzida de acordo com as normas de segurança e exigências impostas pelo Ministério do Trabalho e Emprego por meio da NR-18 e da NBR-15 696 – Norma de Formas e Escoramento.

Já as escoras de madeira, apesar de eficientes em certa medida, geram mais resíduos no processo de fabricação e, geralmente, são produzidas a partir de madeiras sem certificação. Deste modo, sua durabilidade e produtividade na montagem e desmontagem é comprometida, aumentando o tempo de execução e gerando pouca resistência nas ligações e emendas, além de grandes deformações quando são submetidas a mudanças bruscas de umidade e temperatura.

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]