LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Estrutura de aço x estrutura de concreto

Postado em 19 de agosto de 2019


Na hora de planejar uma construção diversas questões devem ser consideradas, levando em conta todos os recursos que serão utilizados na obra. Nesse momento são considerados os custos, resistência, eficiência e facilidade de uso dos materiais, por exemplo.

Nesse momento uma decisão muito importante é na escolha do tipo de estrutura que será utilizada, se aço ou concreto. As duas possuem características distintas e é sobre isso que falaremos nesse artigo. Confira:

Estrutura de aço X concreto

A estrutura em aço é produzida previamente e já chega pronta para ser montada na obra. Já a estrutura em concreto deve ser toda produzida no canteiro de obras.

A estrutura em aço exige menos materiais na sua montagem, pois, serão necessários basicamente parafusos, tinta e aço para sua estruturação. Já a de concreto precisará de diversos materiais como areia, cimento, brita, formas, serrote dentre diversos outros.

Na estrutura em aço são necessários menos trabalhadores para sua montagem, contudo, serão necessários profissionais mais especializados e qualificados. Dessa forma, apesar de serem menos profissionais, os custos desses trabalhadores serão maiores. Já estruturas em concreto são de conhecimento da maioria dos trabalhadores da construção e encontrar profissionais é muito mais fácil e barato.

Com a estrutura em aço o peso final da obra fica menor, por isso, preserva melhor a fundação da mesma.

Estruturas metálicas possuem menor isolamento acústico e deverão ser forradas para melhorar a eficiência do material nessa questão especifica. Já o concreto possui alta capacidade de isolamento.

Estruturas metálicas não retêm com tanta eficiência as temperaturas externas e não funcionam muito bem para isolar o ambiente das temperaturas externas, ao contrário da estrutura em concreto.

Os dois tipos de estrutura se equiparam quando o assunto é resistência.

A estrutura em concreto é por natureza mais resistente ao fogo quando comparada a metálica.

Utilizando a estrutura metálica, a obra se desenrola muito mais rápido, pois, as peças já chegarão prontas. Se os prazos são curtos esse tipo de estrutura é o mais recomendável.

Agora você já conhece um pouco melhor os prós e contras de cada tipo de estrutura. Tem outras observações a respeito do assunto? Diga nos comentários e vamos tornar o nosso conteúdo ainda mais completo. E não se esqueça de curtir e compartilhar o nosso texto.

 

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]