LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Faça você mesmo (a): Decorando com pallets e caixotes: Estante

Postado em 10 de maio de 2017


Imagine que você está dando uma volta pela feira mais próxima. Sabe aqueles caixotes de madeira que guardam as frutas e verduras e sempre ficam nas ruas no final? Pois saiba que eles são grandes aliados na hora de decorar! As opções de uso são muitas, e o mais legal é que você pode incrementar com detalhes e fazer com que a peça fique do seu jeito.

Pensando nisso, estamos começando uma série de postagens aqui no blog da Santana, onde daremos dicas sobre usos criativos para pallets (peças de madeira usadas para o armazenamento e transporte de produtos grandes e pesados, geralmente usados em caminhões) e caixotes de madeira, para você se inspirar e fazer você mesmo (a)!

E estreando a série, hoje falaremos sobre como utilizar os caixotes para fazer uma estante simples e bonita para a sua casa! O mais legal é que se os caixotes estiverem em boas condições de uso o móvel fica bem resistente, sendo possível utilizá-lo para colocar itens de decoração, coleções (como livros, CDs, DVDs), utensílios domésticos (substituindo o armário da cozinha), ou mesmo roupas, ao invés de investir em um guarda-roupas. A função da estante de caixotes se adequa à sua necessidade!

Quero fazer, e agora?

Na hora de fazer um projeto utilizando caixotes, a primeira etapa é consegui-los! Feiras itinerantes são ótimos lugares para começar a procurar, mas você pode encontrar também em áreas de carga e descarga de supermercados. Caso não consiga os caixotes de madeira por doação, existem empresas que fabricam as peças já para uso decorativo e você pode comprá-los, mas o mais indicado é pedir na feira mesmo, afinal, em se tratando de DIY, economia e sustentabilidade são palavras de ordem!

É importante estar atento (a) à qualidade dos caixotes, se estão em bom estado de conservação e se demonstram resistência. Durante o processo de transporte de frutas e verduras, muitos acabam danificados, podendo quebrar com facilidade ou mesmo estando apodrecidos. Em outras palavras, opte por peças com um aspecto mais novo – o negócio é garimpar! Caixotes em mãos, vamos ao passo-a-passo:

Passo-a-Passo

Defina o formato e o tamanho: O primeiro passo para fazer uma estante com caixotes de madeira é reunir um número de caixotes suficiente para o formato e o tamanho do móvel que você pretende montar. De preferência, as peças devem ser semelhantes, de modo que a estante fique com um visual uniforme e mais bem montada.

Primeiro acabamento: A segunda etapa é lixar os caixotes, o que é essencial para remover farpas, sujeiras ou irregularidades. A lixa indicada é a 60 para madeira, mas a dica é não lixar demais, apenas o suficiente para remover o que pode vir a prejudicar a fase seguinte.

Pintar ou envernizar?: É aqui que uma decisão deve ser tomada de acordo com o estilo de decoração da sua casa e o uso que dará ao móvel. Caso você opte pela pintura, é importante passar uma tinta de fundo para preparar o caixote para receber a pintura da cor desejada. A mais indicada é a tinta PVA na cor branca, e a demão não precisa ficar uniforme. Aí é só escolher a cor que quiser! Você pode utilizar uma tinta do tipo esmalte à base de água, acetinado ou brilhante. Esse tipo não possui solvente, então não tem cheiro, e seca mais rápido. Agora, caso você queira deixar sua estante de caixotes com uma aparência mais rústica, depois de lixar basta passar uma cama de verniz para madeira.

Composição: A última etapa depende do que você pretende fazer com a estante, e é a fase da montagem. Depois de lixadas, pintadas ou envernizadas, basta soltar a imaginação e compor o visual e o formato da sua estante! Ela pode ser de caixotes empilhados na vertical ou horizontal, cobrindo uma parede inteira, uma mistura de partes verticais com horizontais… a escolha é sua! Caso você queira incrementar a peça, você também pode instalar rodinhas, e recomenda-se o uso de fita dupla face 3M para fixar os rodízios, uma vez que os parafusos podem rachar a madeira.

Para você se inspirar

 

 

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]