LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Faça você mesmo (a): É possível decorar com pregos?

Postado em 28 de abril de 2017


Já ouviu falar em DIY?  Do It Yourself (faça você mesmo (a), em português), é uma técnica que nos desafia a tentar projetos de organização e decoração em casa, e, apesar do mito de que a habilidade com trabalhos manuais é coisa para poucos, vários projetos são perfeitamente possíveis de serem executados até por quem tem pouca ou nenhuma experiência com este tipo de artesanato.

Uma destas técnicas fáceis de serem reproduzidas e que dão um toque à mais na decoração é o String Art, que nada mais é do que a arte de criar formas e desenhos com o uso de fios coloridos e pregos. Sim, pregos! As possibilidades são muitas e a adaptação das peças, simples, afinal, tudo depende das cores e tipo de trançado.

Materiais:

Mas, antes de aprender a criar um String Art para chamar de seu, é preciso listar os itens essenciais para desenvolver a técnica né? Você vai precisar de uma base de madeira do tamanho escolhido (é possível utilizar também uma placa de MDF, que é um material mais barato), molde do desenho a ser reproduzido, linha de costura ou crochê nas cores escolhidas, pregos, martelo, tesoura e muita criatividade!

Passo a Passo:

Caso seja sua primeira vez se aventurando pelo mundo dos trabalhos manuais – ou mesmo do String Art – é sempre bom ter o molde do desenho que deseja reproduzir. Além de garantir uma maior proximidade com o desenho original, o molde ainda auxilia na marcação de onde ficarão os pregos.

Com o molde em mãos, posicione-o sobre a base de madeira e fixe-o com fita adesiva. Então, adicione os pregos no contorno do desenho, num intervalo de 1,5 cm. Com os pregos fixados, basta remover o molde de papel com cuidado para não tirar nada do lugar, e então começar a passar a linha por entre os pregos para criar o formato e o efeito desejados.

Tipos de Trançado:

Quando se trata de String Art, existem três maneiras diferentes de trançar os fios: 1) formar apenas o contorno do desenho com os fios; 2) preencher a parte interna do desenho intercalando a direção da linha; e 3) preencher com os fios toda a parte externa do desenho (ao invés da interna), criando uma arte vazada. A diferença está apenas em como as linhas serão trançadas, mas o efeito resultante é bem diferente! Basta escolher sua técnica favorita e testar!

Para se inspirar: https://goo.gl/jcqwNq

 

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]