Postado em 28 de junho de 2017
Cada vez mais práticos e modernos, os jardins de hoje seguem nosso estilo de vida. E por menor que seja o espaço disponível, quem é que não gosta de um canteiro bem cuidado e cheio de vida, não é mesmo? Afinal, além de dar uma cara nova ao ambiente, as plantas ainda deixam o ar mais limpo!
Para quem quer ter uma pequena reserva verde em casa, apostar nos vasos de cimento pode ser a escolha ideal, seja em grandes espaços ou nos apertados apartamentos, e muita gente já aderiu a esta ideia. E, com pouca manutenção, as suculentas e cactos são as espécies ideais para compor o espaço, além de estarem super em alta e serem muito resistentes!
Pensando nisso, na postagem de hoje da editoria “Faça Você Mesmo (a) ”, vamos ensinar uma forma simples e barata para você a colocar a mão na massa (literalmente) e fazer lindos vasinhos de cimento para chamar de seus! Quer saber como? Confira:
Para fazer este projeto, você vai precisar de: água, pincel, óleo de cozinha, cimento e areia, colher e pote para fazer a mistura e potes de plástico para servirem de molde. Uma dica é utilizar potes de sorvete, e sempre ter em mente que você vai precisar de um pote menor para marcar o centro, ou seja, o interior do vaso (onde as plantinhas serão plantadas depois dos vasos prontos).
O primeiro passo é preparar a massa, portanto, faça a mistura de uma parte de cimento para quatro partes de areia e acrescente água até obter uma mistura fluida. Você ainda pode usar uma mistura para cimento já pronta e apenas acrescentar a água até o ponto desejado. Ah, e é importante mantê-la fluida, e não grossa (como a usada para assentar tijolos).
Depois da mistura pronta, passe óleo nos potes que servirão de molde, inclusive o que ficará no meio. Esta etapa é de suma importância, pois o óleo não permite que o cimento grude nos potes usados como molde. Ah, e não use potes de vidro, ok?
O terceiro passo é encher os potes com o cimento e encaixar o pote menor no meio para que forme o furo onde ficará a planta, e o pote menor também pode ser preenchido com a mistura de cimento – formando outro vasinho (mas não esqueça de colocar um outro pote menor dentro dele, para formar o espaço da planta).
Por fim, espere algumas horas até que o cimento seque por completo. O ideal é deixar a mistura endurecer de um dia para o outro, para então desenformar os vasinhos! Você ainda pode usar uma furadeira para furar o fundo dos vasos, garantindo o escoamento da água. E pronto! Agora é só plantar e decorar a casa com seus vasinhos de cimento!