LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Faça Você Mesmo (a): Como trocar um chuveiro sem complicações

Postado em 2 de março de 2018


Há coisas que apenas um bom banho quente resolve, e não há nada pior do que abrir o chuveiro e a água sair fria! Nessas horas, é fundamental que você saiba realizar a troca, afinal, ninguém merece ter que chamar o técnico para uma tarefa que, por mais que à primeira vista possa não parecer, é simples. Pensando nisso, confira nossas dicas para trocar o chuveiro sem complicações!

Precauções e materiais

Trocar a peça é uma tarefa que necessita de poucos materiais e não demanda muito tempo, mas algumas precauções precisam ser tomadas para que acidentes sejam evitados. Antes de começar o procedimento, desligue o disjuntor do banheiro no quadro de distribuição da casa, ou, para mais segurança, desligue toda a energia no disjuntor geral.

Confira também se a torneira do chuveiro está fechada, e feche o registro de água do banheiro para impedir a circulação enquanto estiver fazendo a troca. Basicamente, você vai precisar de uma chave de fenda, fita veda-rosca, fita isolante e um chuveiro elétrico. Lembrando sempre que, em caso de dúvidas ou inseguranças, o mais indicado é procurar um profissional.

Como fazer a troca?

Com o auxílio da chave de fenda, desconecte os fios que ligam o chuveiro à rede elétrica, retirando a fita isolante. São três fios: dois para a rede elétrica, comumente na cor branca, e um fio terra, que geralmente é representado pela cor verde. Feito isso, remova o chuveiro antigo com cuidado, para que o cano que sai da parede não se quebre.

Depois, utilize a fita veda-rosca para cobrir as extremidades do cano de modo a evitar vazamentos e instale o chuveiro novo, rosqueando bem. Una os fios do chuveiro com os da rede elétrica e encape-os com a fita isolante, de modo a vedar todas as conexões. Por fim, instale o chuveirinho, abra o registro da água e deixe que ela corra pelo novo chuveiro antes mesmo de religar a energia. E pronto! Agora é só religar a chave geral e aproveitar seu banho quentinho!

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]