Postado em 3 de agosto de 2017
Morar em uma casa pequena, ou mesmo em um apartamento, não significa que você não pode ter um jardim. Basta investir em criatividade, colocar a mão na massa (ou melhor, na terra), e montar um jardim vertical para chamar de seu! Confira:
Para este projeto, você vai precisar de um material sobre o qual já falamos por aqui outras vezes: os pallets! Usados no armazenamento e transporte de mercadorias, nos últimos anos eles invadiram a decoração e conquistaram um espaço especial nos projetos de “faça você mesmo (a) ”.
Além de um pallet de madeira, para montar o seu jardim vertical você vai precisar de um saco de pano, tecido para área externa (mais resistente e à prova d’água), tesoura, grampeador para móveis, terra para plantio e sementes ou mudas jovens.
O primeiro passo é lixar o pallet para livrar a peça de possíveis farpas que podem ferir durante a montagem do jardim. Logo depois, prenda o saco de pano no interior do pallet em um dos lados, enrole a parte de trás e as laterais com o tecido mais resistente e prenda tudo com o grampeador de móveis.
Faça isso apenas em três lados, exceto na extremidade superior, e coloque a terra a partir da extremidade aberta, até que ela atinja a borda. Então, faça pequenos cortes com tesoura no saco de pano e plante as sementes ou mudas de plantas.
Após o processo de montagem, a dica é manter o pallet numa posição horizontal até que a germinação esteja garantida, e só invertê-lo para a posição vertical quando as plantas estiverem bem “fixas”.
O jardim vertical em pallet é uma ótima opção principalmente para o plantio de ervas, como a hortelã e a erva-cidreira, ervilhas, temperos, flores de baixo crescimento e até mesmo frutas, como morangos.