LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Faça você mesmo (a): Macramê: Suporte para vasos

Postado em 22 de setembro de 2017


O macramê é uma técnica que foi descoberta ainda na pré-história, quando os homens aprenderam a trançar fios de fibra para se aquecerem e criarem objetos. Os anos se passaram, e a arte foi disseminada pelo mundo através dos marinheiros, e nos dias de hoje ela ainda é um sucesso no mundo do artesanato. Mas, o que afinal é macramê?

Por mais que possua um nome um tanto “sofisticado”, o macramê nada mais é do que uma técnica manual de crochê, ou seja, um modo de tecer fios sem a utilização de nenhuma máquina ou ferramenta de otimização do projeto. Para criar as tramas, é necessário conhecer pelo menos os dois nós mais comuns e abusar da criatividade, acrescentando fios, miçangas, cores ou pedras!

E é a partir desta técnica que hoje vamos ensinar você a tecer um suporte para vasos de plantas simples e bonito, e que deixa a sua casa com um ar gostoso de “fui eu que fiz”! Quer saber como colocá-la em prática? Confira:

Ah, antes de mais nada, você vai precisar de uma argola de madeira ou metal (como os suportes de cortina), corda, fio de lã, fio encerado ou sisal, fita métrica, tesoura e um vaso de planta!

Como fazer?

Primeiro, corte quatro pedaços do fio escolhido com dois metros de comprimento cada. Então dobre-os ao meio e passe pelo anel de madeira, dando uma laçada e puxando com firmeza, pois será a base do projeto. Deste modo, você terá disponíveis 8 fios, certo? Separe-os em duplas, formando quatro pares.

Com a ajuda da fita métrica, dê o primeiro nó cerca de 40cm abaixo da argola, e repita-o em todos os quatro pares. Separe então um fio que saia de um nó à direita e um que saia de outro nó à esquerda e dê um novo nó. Repita o processo com os outros fios até que se formem novamente 4 nós em outro nível.

Uma dica para facilitar o trabalho é pendurar o suporte em alguma coisa, como uma maçaneta ou prego, para que você consiga dar os nós com maior facilidade. Depois de obter os 4 nós em um novo nível, repita o passo de separar um de cada lado quantas vezes for preciso para atingir a altura do vaso que pretende pendurar. Por fim, dê um último nó, enlaçando todos os fios juntos na base do suporte, e corte o excesso!

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]