LESTE MINEIRO TRIÂNGULO MINEIRO ZONA DA MATA

Faça você mesmo (a): Prateleira de Pallets

Postado em 25 de agosto de 2017


Já mostramos por aqui outros projetos de “faça você mesmo (a) ” usando pallets e caixotes, lembra? Ensinamos como usar a criatividade na reutilização dos materiais para fazer uma cama ou sofá (clique para ler), uma estante (clique para ler) e até mesmo um lindo jardim vertical (clique para ler)!

E, na postagem de hoje, vamos embarcar em mais um projeto usando pallets, desta vez uma prateleira prática e funcional para instalar em qualquer canto da casa! Quer saber como fazer? Então pegue sua caixa de ferramentas e confira:

Antes de começar…

É importante ressaltar que este é um projeto mais elaborado, e que é preciso ter pelo menos alguma habilidade com ferramentas e madeira, viu? Bom, para começar, precisaremos de um pallet de madeira, uma serra, martelo, lixa, pregos, furadeira, parafusos, puxadores de madeira e tinta ou verniz da cor escolhida.

Num primeiro momento, você deve prestar atenção à forma como o pallet será cortado, pois cada peça renderá duas prateleiras. Use a serra para cortar o pallet e separá-lo em 3 partes, que chamaremos aqui de prateleira número 1, prateleira número 2, e bases, tanto da 1 quanto da 2. Depois de serrar as partes, separe duas tábuas da parte central do pallet e reserve, e use um martelo para retirar os pregos.

Preparação

Partes separadas, é hora de lixar a madeira! É preciso atenção e cuidado especial com esta etapa, uma vez que ela é muito importante para eliminar todas as lascas e partes desgastadas, além de dar uma aparência mais “limpa” para a madeira.

Com tudo devidamente lixado, você pode aplicar o verniz ou a tinta de sua preferência em todas as partes que irão compor a prateleira, ou seja, todas as que serramos na fase anterior. Ah, e faça o mesmo com os puxadores!

Hora de montar!

Depois de pintadas e secas, é hora de separar as peças para montar a prateleira. Esta é a etapa mais simples do processo, pois basta pregar as tábuas que servirão de base no fundo de cada prateleira. A dica é parafusar as tábuas na base das peças em ambas as laterais, para que o fundo não se solte com o peso.

Aproveite também para parafusar os puxadores na parte da frente da prateleira, utilizando quatro ou mais deles, uma vez que servirão para pendurar objetos extras quando o projeto estiver concluído. O resultado é uma prateleira versátil e que não ocupa muito espaço, onde você pode organizar livros ou revistas, por exemplo!

Governador Valadares / MG

Santana Distribuidora

Rua Israel Pinheiro, 3315 – Centro

(33) 3275-5155

[email protected]

Santana Distribuidora de Cimentos

Avenida Industrial, 1088 – Distrito Industrial

(33) 3277-6004

[email protected]

Juiz de Fora / MG

Santana Distribuidora

Av. Antônio Simão Firjam, 980 – Distrito Industrial

(32) 3221-3135

[email protected]

Uberlândia / MG

Santana Distribuidora

Rua Ceará, 2827 – Custódio Pereira

(34) 3222-9555

[email protected]